Publicado em 16/12/2025 às 10:26 - Atualizado em 16/12/2025 às 11:24
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi selecionada na Chamada Pública de Projetos Cemig 001/2025 e receberá R$1.174.709,60 para investimentos em eficiência energética no Campus Glória. O Projeto tem como objetivo central a modernização da infraestrutura elétrica, assim reforçando ações de sustentabilidade.
A iniciativa do Projeto contempla a substituição de 5.892 lâmpadas por modelos LED de alta eficiência, a instalação de uma usina fotovoltaica de 75 kW e a implantação de um sistema de baterias para armazenamento, o que irá permitir o uso de energia em horários de pico e apoio em eventuais interrupções do fornecimento.
“Os objetivos principais envolvem reduzir o consumo de energia, modernizar a infraestrutura elétrica, ampliar o uso de fontes limpas e gerar economia para que mais recursos possam ser direcionados às atividades acadêmicas e de pesquisa", explica o Diretor de Sustentabilidade da UFU (DIRSU), Nelson Barbosa.
O projeto é desenvolvido desde 2018 e integra uma estratégia institucional de longo prazo. “A eficiência energética na UFU é um compromisso contínuo. Desde o início do projeto, buscamos recursos extra orçamentários para viabilizar melhorias estruturantes”, segundo o Diretor. A Chamada Pública faz parte do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, que financia o incentivo ao uso de tecnologias sustentáveis.
Para a UFU, a seleção é muito importante e consolida o papel da instituição como referência regional em gestão ambiental. Também fortalece as ações de longo prazo voltadas à redução de custos operacionais e ao aprimoramento da infraestrutura dos campi.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Chamada Pública da Cemig Eficiência energética
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS