Pular para o conteúdo principal
Oportunidade

Estão abertas as inscrições para o programa "Caminhos Amefricanos"

São oferecidas 150 vagas para estudantes e professores em intercâmbios no Panamá, Angola e México

Publicado em 21/01/2026 às 15:01 - Atualizado em 21/01/2026 às 15:18

(Arte Ministério da Igualdade Racial)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), torna pública a seleção para o edital conjunto do programa “Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul”. A iniciativa visa promover discussões sobre o combate ao racismo e a igualdade racial através de intercâmbios de curta duração (15 dias) em países africanos, latino-americanos e caribenhos.

Ao todo, são oferecidas 150 vagas, distribuídas igualmente entre três destinos: Panamá, Angola e México. Além da experiência acadêmica e cultural, os participantes selecionados receberão passagens aéreas, seguro-saúde e auxílio financeiro de R$ 18 mil para despesas com alimentação, hospedagem e transporte local.

 

Quem pode participar

O processo seletivo é organizado por destino e por público-alvo. Todos os candidatos devem se autodeclarar pessoas pretas, pardas ou quilombolas. Confira os critérios de cada modalidade:

  • Panamá (50 vagas): destinada a professores da educação básica de instituições públicas que desenvolvam atividades relacionadas à Educação das Relações Étnico-Raciais;

  • Angola (50 vagas): voltada a estudantes de cursos de licenciatura de instituições públicas de ensino superior, matriculados a partir do 5º semestre;

  • México (50 vagas): também destinada a estudantes de licenciatura de instituições públicas de ensino superior, matriculados a partir do 5º semestre.

Para concorrer às vagas em Angola ou no México, é necessário comprovar vínculo, há pelo menos dois semestres, com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neabs), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis), grupos correlatos ou participação em programas de iniciação científica ou à docência (Pibic/Pibid) com foco na temática étnico-racial.

 

Cronograma e inscrições

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo portal Gov.br. O prazo difere conforme o destino do intercâmbio:

  • Edição Panamá: Inscrições até 8 de fevereiro;
  • Edições Angola e México: Inscrições até 27 de fevereiro.

As atividades no Panamá estão previstas para iniciar em maio deste ano, enquanto as viagens para Angola e México devem ocorrer a partir de julho.

Para mais informações, acesse o edital completo neste link.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

A11y