Publicado em 19/02/2026 às 14:10 - Atualizado em 19/02/2026 às 15:07
Totalmente acessível, o projeto promove um mergulho pela história de Uberlândia, seus patrimônios e memórias. Com recursos de Braille e monumentos com audiodescrição, a iniciativa apresenta o "Gabinete de Curiosidades", uma estrutura itinerante que propõe uma viagem no tempo para que todos possam vivenciar ou reviver a Uberlândia do antigo “Sertão da Farinha Podre”.
Aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o projeto soma-se às iniciativas que tornaram Uberlândia uma das cidades mais acessíveis do Brasil. Além da inclusão, a exposição tem a função de resgatar a história local e incentivar a preservação dos valores do município. Entre as réplicas apresentadas, destaca-se a da centenária Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Miraporanga, patrimônio tombado, acompanhada de artefatos e fotografias de época.
A proposta é ousada: levar mais do que registros ancestrais, alcançando também aqueles que chegaram depois para somar ao desenvolvimento da cidade. A exposição oferece autonomia para pessoas cegas, surdas e com outras deficiências, permitindo que naveguem pelas narrativas dos primeiros núcleos de povoamento. O destaque vai para a história de Miraporanga, considerada um dos marcos iniciais desse processo histórico, reforçada pela exibição de um curta-metragem com memórias da comunidade.
“Queremos que a população revisite a memória da cidade, que pertence a todos. O Gabinete de Curiosidades foi pensado para circular, dialogar e provocar encontros com a história. Reunimos lembranças de quem construiu Miraporanga: histórias contadas por quem nasceu, cresceu e permanece no lugar, mantendo vivas as memórias do marco zero de Uberlândia”, destaca Ana Sara Thomé, coordenadora do projeto. Gabinete de Curiosidades do Projeto itinerante do Projeto : “Uberlândia: Patrimônio, Memórias e Histórias do Passado”
Além da exposição com intérpretes de Libras e maquetes táteis, o projeto promove oficinas de capacitação em ferramentas de comunicação inclusiva, como Braille, Libras e introdução às técnicas de audiodescrição.
A exposição itinerante percorrerá mais de oito pontos da cidade, começando pelos dias:
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Exposição Memória patrimônio
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS