Publicado em 11/05/2026 às 08:05 - Atualizado em 11/05/2026 às 14:52
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com a prefeitura de Monte Carmelo, realizou nos dias 23 e 24 de abril, no Centro Poliesportivo Camilão, a Exposição de Ciências Móvel “O Mar em Minas”, que também foi levada às escolas do município de 4 a 8 de maio. O evento faz parte da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que tem por objetivo aproximar a ciência da sociedade por meio de atividades interativas e exposições dos trabalhos científicos realizados pela Universidade.
Durante a programação, a exposição contou com painéis ilustrados que conduziram os participantes por diferentes momentos da história da Terra, desde o Éon Hadeano, há cerca de 4,2 bilhões de anos, até um cenário futuro, marcado pela degradação dos oceanos. Além dos painéis, a mostra reuniu diversos banners, amostras de rochas e minerais, areias, coleções de insetos aquáticos, maquetes e materiais didáticos produzidos por professores, técnicos e estudantes da UFU, compondo um ambiente educativo e imersivo.
De acordo com o professor de Geologia da UFU, Felix Nannini, a relevância de promover eventos como esse está em provocar a reflexão sobre a relação entre os processos naturais do planeta e a exploração desses recursos pelo ser humano. A apresentação que mostrou um futuro com o oceano degradado expôs a necessidade de refletir sobre à destinação dos resíduos consumidos e descartados.
“O consumo de bens produzidos a partir de combustíveis fósseis é importante para atividades modernas essenciais. No entanto, o que se vê atualmente é um consumo exagerado de bens descartáveis”, destaca Nannini sobre a importância de valorizar os processos naturais e promover a conscientização sobre o consumo. “Quanto de resíduos sólidos descartáveis uma pessoa pode gerar durante uma semana, um mês ou um ano? E 8,3 bilhões de habitantes?”, reflete o professor sobre o consumo e descarte de resíduos.
Além de conscientizar sobre a preservação dos recursos naturais, a iniciativa reforça o compromisso da universidade com o ensino, pesquisa e extensão. Os materiais expostos, como banners e maquetes, foram desenvolvidos por meio de Atividades Curriculares de Extensão, nas quais os estudantes realizaram pesquisas em livros e artigos científicos para construir os materiais apresentados. Já as amostras de rochas exibidas foram coletadas em trabalhos vinculados a disciplinas de graduação e projetos de iniciação científica.
Para o aluno de graduação de Geologia e membro da equipe organizadora do evento, Wendel Kauê, todo o conteúdo apresentado na exposição faz parte da grade curricular do curso e reforçou seu aprendizado. “Projetos assim beneficiam nós estudantes. A gente aprende mais, se desenvolve de maneira melhor e entende o valor real do que estamos estudando", afirma Kauê.
O estudante ainda destaca que as produções realizadas na universidade precisam se aproximar da comunidade e que existe uma distância entre o conhecimento acadêmico e a população. “Quando uma pessoa entra na universidade, ela passa a ter acesso a conhecimentos negados à maior parte da população”, contribui Kauê ao lembrar de um vídeo de Eduardo Marinho, artista e escritor brasileiro, que provocou o aluno a refletir sobre a distância entre a universidade e a comunidade externa.
Para Kauê, projetos como “O mar em Minas” mostram que a universidade pode estar conectada com a sociedade e contribuir com as pessoas ao seu redor. Nannini afirma que o horário escolhido para a realização do evento, voltado ao público geral, teve início após as 18h para que pessoas que trabalham em horário comercial pudessem participar. “É primordial mostrar para a sociedade que as universidades públicas estão a serviço da população e que podem ser lugares acessíveis à sociedade, não somente pelo ingresso do vestibular, mas também para trocar informações sobre ciência, tecnologia, artes e os mais diversos saberes”, destaca o professor.
Realizada desde 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o maior evento de divulgação científica do Brasil, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Criada com o objetivo de aproximar a ciência da sociedade, a programação conta com atividades de extensão como minicursos, oficinas, palestras, seminários, mostras científicas e atividades interativas.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Semana Nacional da Ciência e Tecnologia #Ciência meio ambiente água sustentabilidade
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS