Publicado em 18/05/2026 às 16:42 - Atualizado em 18/05/2026 às 17:07
Nos dias 14 e 15 de maio, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebeu a visita de Eduardo José Cezari, coordenador-geral de Ensino e Planejamento Acadêmico do Ministério da Educação (MEC). A visita teve como objetivo apresentar os programas desenvolvidos pela Diretoria de Desenvolvimento Acadêmico (DDA/SESu/MEC) dentro do Universidades Transformadoras. Na tarde do dia 14, o representante do MEC reuniu-se com os diretores das unidade acadêmicas, já no dia 15, na parte da manhã, o encontro foi com os coordenadores de curso e, na parte da tarde, o encontro aconteceu durante a reunião presencial do Conselho de Graduação (Congrad), na Sala dos Conselhos, na Reitoria.
“É muito importante estas rodas de conversa, estes debates, estes diálogos, para que a gente possa pensar em uma nova universidade, não uma universidade saindo do zero, mas uma nova universidade a partir das transformações que ela está sofrendo. E os desafios destas transformações são imensos e intensos”, comentou Carlos Henrique de Carvalho, reitor da UFU, durante a reunião com os diretores.
O programa Universidades Transformadoras é dividido em três eixos. O programa segue a premissa de que a transformação da universidade é condição para a transformação do país, valorizando o que já existe e reformulando currículos desatualizados.
Universidades Inovadoras
(eixo 1)
Transformar pela inovação busca inserir ciência de dados, Inteligência Artificial, transição energética e metodologias ativas na educação superior. A estratégia central é promover reformas curriculares que conectem a formação acadêmica às demandas da nova economia e ao processo de reindustrialização do país, em alinhamento com o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) e a Nova Indústria Brasil (NIB).
Universidades Inclusivas
(eixo 2)
Transformar pela inclusão amplia a oferta de cursos voltados à educação inclusiva, aos direitos humanos, à acessibilidade e às áreas do cuidado. A proposta é criar ou adaptar formações para profissionais como tradutores de Libras, educadores especiais e especialistas em saúde e cuidado, com destaque para áreas como Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Fisioterapia, fortalecendo a presença da inclusão como eixo estruturante da universidade pública.
Universidades Estratégicas
(eixo 3)
Transformar pela estratégia enfrenta o desafio de cursos com baixa ocupação e alta evasão. A ação estratégica prevê descontinuar, fundir ou reconverter vagas em novas ofertas interdisciplinares alinhadas ao desenvolvimento regional. O impacto esperado é uma gestão mais racional da infraestrutura existente e do Banco de Professor-Equivalente, transformando cursos de baixa procura em trajetórias acadêmicas de sucesso e relevância social.
Fonte: Ministério da Educação.
A UFU participou da Fase 1 do programa que teve como foco o Eixo 1. Em novembro de 2025, a instituição aprovou a criação dos cursos de graduação: “Inteligência Artificial”, pela Faculdade de Computação (Facom), e “Cibersegurança”, pela Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt), os quais já ofertaram as primeiras turmas no Sisu 2026. Além disto, as graduações de Estatística, do Instituto de Matemática e Estatística (IME), e de Engenharia da Computação da Feelt, tiveram as nomenclaturas alteradas para “Ciência de Dados e Estatística” e “Engenharia de Computação com Inteligência Artificial Aplicada”, após a reformulação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP).
De acordo com Cezari, a reformulação do PPP é um dos primeiros passos para a inserção de cursos já existentes ao programa. “Nós temos cursos na rede que há mais de 40, 30 e 20 anos não têm projeto pedagógico reformulado. É como se a gente estivesse rodando com um carro sem manutenção e em uma estrada esburacada. E isto tem riscos, pois a gente está formando com a perspectiva de 20, 30, 40 anos atrás. Então, a gente precisa passar por esta reformulação, pois projeto pedagógico é um projeto vivo, que precisa ser discutido todo o dia”, abordou durante a sua participação no Congrad.
Confira, abaixo, os registros de Milton Santos da visita de Eduardo José Cezari.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS