Publicado em 06/10/2026 às 14:17 - Atualizado em 06/10/2026 às 14:32
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulgou o cronograma das cerimônias de colação de grau unificadas referentes ao semestre 2026/1. As solenidades serão realizadas entre os dias 19 e 24 de outubro, em Patos de Minas, Monte Carmelo, Ituiutaba e Uberlândia. Ao todo, quase 1000 estudantes se despedem da universidade e entram para o mercado de trabalho como profissionais com suas respectivas graduações.
A programação começa em 19 de outubro, em Patos de Minas, com cerimônia às 19h30, na House Fast (Avenida Fátima Porto, 4.750, bairro Cônego Getúlio). Participam da solenidade os formandos dos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações e Biotecnologia. Os formandos e suas famílias deverão chegar ao local com uma hora e meia de antecedência.
No dia 20 de outubro, será a vez de Monte Carmelo. A cerimônia terá início às 19h30, no Vivendas Festas e Eventos (Rua Dois, s/n, bairro Vivendas Bosque). A solenidade reunirá formandos dos cursos de Agronomia, Sistema de Informação, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Geologia e Engenharia Florestal. A chegada dos formandos e de seus familiares deverá ocorrer com uma hora e meia de antecedência.
Em 22 de outubro, a colação de grau será realizada em Ituiutaba, no Campus Pontal. A cerimônia terá início às 19h30, no Palácio Ponto Alto Eventos – Salão de Festas e Buffet (Rua Antônio Caetano Novais, 1.157, bairro Guimarães). Participam os formandos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração, Pedagogia, Química, Ciências Biológicas, Serviço Social, Engenharia de Produção, Geografia e História. Nesse caso, formandos e familiares deverão chegar com duas horas de antecedência.
Uberlândia tem três turnos de cerimônias
Em Uberlândia, as cerimônias serão realizadas no dia 24 de outubro, sábado, no Castelli Master. A programação será dividida em três turnos: 10h, 15h e 19h30. Os formandos e suas famílias deverão chegar com duas horas de antecedência para os procedimentos de credenciamento, identificação, vestimenta da beca e organização da entrada na solenidade.
No primeiro turno, às 10h, serão realizadas as cerimônias dos cursos de Administração; Administração Pública (presencial e a distância); Artes Visuais; Ciências Sociais; Dança; Direito; Filosofia; Geografia; Geologia; Gestão da Informação; História; Jornalismo; Letras – Espanhol (presencial e a distância); Letras – Inglês (presencial e a distância); Letras Libras; Letras – Português (presencial e a distância); Música (todos os instrumentos); Pedagogia (presencial e a distância); Teatro e Tradução.
O segundo turno, às 15h, reunirá os cursos de Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas (Economia); Design; Engenharia Aeronáutica; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Ambiental; Engenharia Biomédica; Engenharia Civil; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Elétrica; Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações; Engenharia Mecânica; Engenharia Mecatrônica; Engenharia Química; Estatística; Física de Materiais; Física Médica; Física; Matemática (presencial e a distância); Química Industrial; Química; Relações Internacionais e Sistemas de Informação.
Já o terceiro turno, às 19h30, será destinado aos formandos de Agronomia; Biomedicina; Biotecnologia; Ciências Biológicas; Educação Física; Enfermagem; Fisioterapia; Medicina Veterinária; Medicina; Nutrição; Odontologia; Psicologia; Saúde Coletiva e Zootecnia.
Os estudantes dos cursos a distância participarão das solenidades juntamente com os cursos de graduação presenciais do campus Uberlândia. A orientação também se aplica aos alunos dos polos de Patos de Minas, Ituiutaba e Monte Carmelo, que deverão comparecer à cerimônia de Uberlândia no turno correspondente ao curso.
Prova de beca e fotografias
Os formandos dos campi Uberlândia e Pontal deverão agendar horário para a prova da beca e a realização das fotografias com a empresa Flash Fotos e Formaturas.
Em Uberlândia, os procedimentos serão realizados no saguão do Bloco 5S, no Campus Santa Mônica, nos dias 8, 9, 10, 11, 15, 16 e 17 de outubro. Nos dias 8 e 15, o atendimento será das 13h às 20h. Nos dias 9, 10, 16 e 17, haverá atendimento das 8h às 11h e das 13h às 20h. No dia 11, o atendimento ocorrerá das 8h às 11h e das 13h às 17h.
No Campus Pontal, em Ituiutaba, a prova de beca e as fotografias serão realizadas nos dias 14 e 15 de outubro, das 17h às 20h. Em Monte Carmelo e Patos de Minas, os procedimentos serão realizados no dia e no local da respectiva cerimônia.
O agendamento para os formandos de Uberlândia e Ituiutaba deve ser feito pelo sistema da empresa responsável, dentro das datas e dos horários disponíveis. Em Monte Carmelo e Patos de Minas, os formandos e seus familiares deverão chegar às 18h para a realização das fotografias e da prova da beca antes da cerimônia.
Presença e documentos
A presença do estudante na cerimônia é obrigatória para a participação na colação de grau. Poderá participar do evento o formando que tiver preenchido o formulário no Portal do Estudante e resolvido todas as pendências acadêmicas e documentais. As comunicações oficiais sobre a colação de grau serão encaminhadas exclusivamente para os e-mails institucional e alternativo cadastrados no sistema da UFU. Por isso, a Universidade orienta os estudantes a verificarem também as caixas de spam e lixo eletrônico.
No dia da solenidade, o formando deverá estar com um documento oficial de identificação com foto em mãos já na fila de entrada. Ao chegar ao local, deverá dirigir-se ao balcão de identificação e credenciamento, informar o curso e os dados para conferência, receber a pulseira de identificação e seguir para o local destinado à vestimenta da beca. Depois das fotografias, deverá reunir-se aos demais colegas do curso para o início da cerimônia.
Os convites para a cerimônia serão entregues presencialmente durante a identificação fotográfica dos formandos dos campi Uberlândia e Ituiutaba. Em Patos de Minas e Monte Carmelo, formandos e convidados não precisarão de convites para participar da solenidade. Serão disponibilizados 11 convites, sendo um destinado ao formando e os demais aos convidados. Caso o estudante não compareça na data agendada para a identificação, poderá retirar o convite presencialmente nos dias 19 e 20 de outubro, das 9h às 17h, no Setor de Recepção e Organização de Eventos (Seroe) da UFU, localizado no Campus Santa Mônica, no prédio da Reitoria (Bloco 3P), 3º andar, sala 303. Essa alternativa é destinada aos estudantes que não conseguirem agendar um dos horários disponibilizados.
Assinatura da ata
Após a cerimônia, os formandos deverão acessar o Portal do Aluno para realizar a assinatura digital da Ata de Colação de Grau. O acesso será feito com o mesmo login e senha utilizados durante o curso, e a ata ficará disponível por quatro dias.
Os formandos de Patos de Minas deverão assinar a ata entre 20 e 23 de outubro; os de Monte Carmelo, de 21 a 24 de outubro; os de Ituiutaba, de 23 a 26 de outubro; e os de Uberlândia, de 25 a 28 de outubro.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU
Palavras-chave: colação de grau 2026/1 formatura 2026/1 Colação de grau ufu
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS