23/06/2022 - 13:13 - Atualizado em 23/06/2022 - 16:56
Estudantes de Medicina da UFU fazem visitas técnicas a serviços móveis de urgência e emergência
Nos últimos dias 13 e 20 de junho, os estudantes do sexto período do curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizaram visitas técnicas ao consórcio que administra o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ao Corpo de Bombeiros Militares, responsável pelo Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate). As atividades práticas fazem parte do componente curricular Saúde Coletiva VI, ministrado pelos professores Nilton Pereira Júnior e Vinícius José de Oliveira. Neste componente são abordados os temas relacionados às Políticas Públicas de Saúde e à Rede de Urgência de Emergência. As visitas técnicas propiciaram conhecimento teórico e prático sobre o funcionamento, organização dos serviços, dos protocolos assistenciais e dos fluxos de regulação do atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar móvel do município de Uberlândia e da região de saúde Triângulo Norte, que contempla 26 municípios. Os estudantes conheceram os profissionais, as estruturas da Central de Regulação e as unidades móveis de suporte básico e avançado de vida. (Fotos: Arquivo pessoal)
Cíntia Sousa