04/07/2018 - 16:55 - Atualizado em 04/07/2018 - 17:26
UFU amplia quantidade de bolsas para iniciação científica
Recursos são utilizados em projetos com estudantes de ensino médio e graduação
Natália Spolaor

Somados os programas, o acréscimo foi de 13 bolsas (Foto: Milton Santos)

A quantidade de bolsas ofertadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para iniciação científica na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) aumentou 4% neste ano e chegou a 324, segundo dados divulgados nesta terça-feira (03/07) pela Diretoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp).

São 230 para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), 23 para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibit) e 71 para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM). Com relação aos dados anteriores, o aumento foi de sete bolsas Pibic e seis Pibic-EM. Já as bolsas Pibit mantiveram a quantidade. Além dessas, "a UFU está mantendo sua participação de 145 bolsas Pibic, 13 Pibit e a complementação das bolsas EM", informou o diretor de Pesquisa, Kleber Del-Claro.

Por meio da Iniciação Científica e Tecnológica, estudantes do Ensino Médio e da graduação têm a possibilidade de desenvolver, pesquisas científicas, tecnologias e processos de inovação que fortalecem e consolidam a ciência nas instituições de ensino.

Para participar dos programas de bolsas, é necessário se inscrever nos editais que são publicados no primeiro semestre de cada ano. Os alunos aprovados recebem bolsas por um período de 12 meses, vigentes entre os meses de agosto e julho.