Pular para o conteúdo principal
Internacionalização

Parceria traz professores e pesquisadores da França para a UFU

Programa Cátedras Franco-brasileiras inscreve projetos de intercâmbio até 28 de fevereiro

Publicado em 22/02/2019 às 16:06 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Projetos deverão ser elaborados entre as duas equipes de pesquisa ou entre um professor francês e um professor da UFU (foto: Milton Santos)

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) recebe, até o dia 28 de fevereiro, projetos para o Programa Cátedras Franco-brasileiras na UFU, que privilegia a constituição de parcerias entre duas equipes de pesquisa, com uma perspectiva de continuidade e reciprocidade.

O programa possibilita o acolhimento pela UFU, durante o ano de 2019, de até três professores ou pesquisadores de estabelecimentos franceses de ensino superior de pesquisa por uma duração de 60 dias.

Cada projeto deverá ser elaborado entre as duas equipes de pesquisa (francesa e da UFU) ou pelo menos entre um professor francês e um professor da UFU, descrevendo o Plano de Trabalho. O projeto deverá prever pelo menos uma ou mais conferências voltadas para o “grande público” ou uma ou mais atividade de popularização científica.

Esta é a primeira edição do programa - uma parceria da UFU com a Embaixada da França no Brasil. Os candidatos selecionados receberão uma bolsa com mensalidade de R$ 7 mil (de acordo com o período de permanência do professor/pesquisador francês na UFU) e uma taxa de instalação (única) no valor de R$ 2 mil. A embaixada da França arcará com as passagens aéreas.

A UFU poderá receber dois visitantes para a grande área do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) Tecnologias Convergentes e Recursos Ambientais (Administração, Economia, Educação, Estudos Linguísticos, Geografia, Odontologia e Imunologia); e um visitante para a grande área Dinâmica Social, Qualidade de Vida e Saúde (Física, Engenharia Química, Genética e Bioquímica, Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, Engenharia Mecânica, Engenharia Biomédica, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação).

O Comitê Assessor Franco-brasileiro informará os resultados da seleção até 18 de março de 2019. O texto completo com as regras da chamada está disponível na página da Propp.

Palavras-chave: internacionalização Cátedras França projetos

A11y