14/10/2020 - 16:24 - Atualizado em 15/10/2020 - 15:41
Trabalho de estudante da UFU sobre saúde indígena negligenciada é premiado em fórum europeu
Estudo venceu como melhor apresentação oral no Primeiro e-Fórum De Saúde Rural
Julia Alvarenga

Operação de Combate à Covid-19 em aldeias do Distrito Sanitário Especial indígena (DSEI) no Maranhão (Foto: Secretaria Especial de Saúde Indígena - SESAI)

O trabalho "Saúde Indígena Negligenciada em tempos de Covid-19" (em português) ganhou o prêmio de melhor apresentação oral, feita pela estudante Marcela Santana, do curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Realizado durante os dias 18 e 19 de setembro, o PRIMEIRO E-FÓRUM DE SAÚDE RURAL, feito pela ASSOCIAÇÃO EUROPEIA DE PROFISSIONAIS RURAIS E ISOLADOS (EURIPA), teve foco no impacto da pandemia nas áreas rurais.

A pesquisa analisou dados disponibilizados pela SECRETARIA ESPECIAL DE SAÚDE INDÍGENA (SESAI) e mostrou que, apesar dos esforços para socorrer os indígenas, a subnotificação de Covid-19 e o acesso à saúde continuam sendo questões significativas. “A população que vive nesses locais já enfrenta muitos desafios com a falta de acesso à saúde e a pandemia intensificou essas fragilidades”, afirma Santana.

A pesquisadora desenvolveu o estudo com o grupo Rural Seeds, do qual faz parte. “O Rural Seeds nasceu com propósito de criar um rede de conexão para médicos e estudantes de Medicina que se interessam pela saúde rural ou trabalham nesses lugares onde a acesso à saúde de qualidade é muito difícil, deixando a população à margem”, conta Paulo de Faria, também aluno de Medicina da UFU e participante do grupo.

Ambos participaram do fórum online apresentando seus trabalhos, e Santana levou o prêmio de melhor apresentação oral. “Tivemos a oportunidade de conhecer médicos que atuam em áreas rurais e aprender com a experiência deles”, relata.