Sustentabilidade

Programa de Eficiência Energética da Cemig leva melhorias a campi da UFU, em Uberlândia

Ações beneficiaram os campi Umuarama e Educação Física com nova iluminação e condicionamento ambiental, e investimento de R$ 1,24 milhão

Publicado em 24/03/2021 às 13:58 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Em 2019, o campus Santa Mônica já havia sido beneficiado com a substituição da iluminação dos prédios e áreas externas (foto: Alexandre Costa)

Os campi Umuarama e Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, em Uberlândia, foram beneficiados com a eficientização de suas instalações de iluminação e condicionamento ambiental. As melhorias representam investimento de R$ 1,24 milhão, oriundo do Programa de Eficiência Energética da Cemig.

Para apresentar o projeto realizado nos dois campi, a Cemig e a UFU realizam nesta quinta-feira, 25/3, às 15 horas, um treinamento em que serão detalhados os objetivos previstos e resultados alcançados. Devido à pandemia, o evento será realizado de forma virtual, por meio de um webinar.

A realização do projeto teve início em 2020 e foi concluída neste mês, após quase treze meses de duração. Ao todo, foram substituídas 820 lâmpadas ineficientes por lâmpadas com tecnologia LED e 23 aparelhos de condicionamento ambiental ineficientes por equipamentos com selo Procel e etiqueta A de eficiência energética. Com a eficientização, a energia economizada é de 533,85 MWh/ano e a redução de demanda na ponta de 99,14kW. A energia economizada é suficiente para abastecer 342 residências de baixa renda durante um ano.

O projeto de eficientização das instalações dos dois campi da UFU foi contemplado por meio de chamada pública realizada em 2019 pela Cemig. Segundo a engenheira de eficiência energética Aline Pimenta Martins, da Cemig, a Chamada Pública traz como principais benefícios a redução do consumo de energia elétrica e a redução da demanda no horário de ponta para o sistema elétrico, além da disseminação dos benefícios da eficiência energética. “O chamamento é uma forma de o cliente propor melhorias que garantem adequações necessárias para a redução do consumo e de gastos com a energia elétrica”, explica.

Segundo Nelson Barbosa Junior, diretor de Sustentabilidade da UFU, os investimentos realizados nos dois campi, Umuarama e Educação Física, refletem na melhoria da segurança e do ambiente de trabalho, reduzem a necessidade de manutenção e os gastos com a conta de luz, além de contribuir com o meio ambiente. “Tudo isso sem comprometer o orçamento da instituição, já que os recursos para realização do projeto são provenientes da chamada pública conduzida pela Cemig", afirma Nelson.

Em 2019, o campus Santa Mônica, também da UFU, já havia sido beneficiado com a substituição da iluminação dos prédios e áreas externas por meio de chamada pública de projetos oferecida pela Cemig, com recursos superiores a R$ 3,4 milhões.  Na ocasião, foram substituídas 31 mil lâmpadas ineficientes e de alto consumo energético por outras de tecnologia LED, mudança essa que significou redução no consumo de energia e dos gastos da instituição com a conta de luz e, ainda, mais qualidade, conforto e segurança para mais de 34 mil pessoas que circulam diariamente no campus Santa Mônica.

Ainda de acordo com a engenheira de eficiência energética, a Chamada Pública cumpre o papel de democratizar o acesso dos clientes a iniciativas que contribuem para a promoção de tecnologias mais modernas e eficientes. Como exemplo disso, nos últimos chamamentos a Cemig recebeu propostas que resultaram no retrofit da iluminação, incluindo a iluminação pública, de equipamentos de ar-condicionado, motores, equipamentos de lavanderia hospitalar, instalação de sistema de aquecimento solar de água e implantação de sistemas fotovoltaicos.

Programa de Eficiência Energética

A Chamada Pública de Eficiência Energética ocorre anualmente desde 2015 e integra as iniciativas do Programa de Eficiência Energética da Cemig, que é regulado pela Aneel. Ao todo, já foram aprovados cerca de 80 projetos que beneficiam, principalmente, prefeituras e serviços públicos, como universidades e hospitais.

Palavras-chave: energia sustentabilidade iluminação prefeitura universitária campi eficiência