UFU estabelece 11 de abril para retorno presencial de servidores

Atualmente, instituição faz revezamento com presença mínima de 50% de técnicos administrativos e docentes

Publicado em 30/03/2022 às 16:42 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Decisão levou em conta manifestação técnica especializada do Comitê de Monitoramento à Covid-19 da UFU (Foto: Milton Santos / Arquivo)

Em Despacho Decisório assinado nesta terça-feira (29/03), o reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Junior, determinou o retorno dos servidores (técnicos administrativos e docentes) às atividades presenciais em todas as unidades acadêmicas e administrativas a partir do próximo dia 11 de abril, uma segunda-feira.

Ficam desobrigados ao retorno, no entanto, os servidores que apresentem as condições ou fatores de risco amparados pelo art. 3º da Portaria Reito 261/2021; pelo menos, enquanto não houver uma nova determinação.

O documento também estende a permissão para que os servidores técnicos administrativos das unidades acadêmicas e administrativas trabalhem em regime de revezamento até 8 de abril de 2022, garantindo, no mínimo, 50% do total de servidores de cada setor em trabalho presencial.

A decisão levou em conta a Resolução Consun nº 30/2022, que dispõe sobre o formato da oferta dos componentes curriculares dos cursos de graduação da UFU para o período letivo 2021/2. Este semestre acadêmico terá início de suas atividades presenciais no próximo dia 2 de maio.

Outro fator que pesou na decisão foi a manifestação técnica especializada do Comitê de Monitoramento à Covid-19 da UFU, por meio do Ofício nº 23/2022/CMCOVID-19/REITO-UFU, constante no processo SEI 23.117017594/2022-08. O ofício, com data de 23 de março de 2022, traz indicadores da pandemia de covid-19 nas cidades onde a UFU tem campi.

Outra justificativa para o retorno de todos os servidores da universidade foi a necessidade de organização institucional para o retorno às atividades acadêmicas presenciais.