Em busca de eficiência e melhoria no atendimento, UFU adota o Protocolo.GOV.BR

Universidade Federal de Uberlândia se une a outras 55 instituições que já disponibilizam o serviço

Publicado em 01/06/2023 às 12:17 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

UFU é destaque no Portal do Ministério da Economia. (Imagem: Reprodução)

Em um movimento para modernizar e digitalizar seus serviços, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) anunciou a implantação do Protocolo.GOV.BR. A adesão é destaque no Portal do Ministério da Economia. Confira como vai funcionar o sistema, o impacto no atendimento e as possíveis vantagens.

Protocolo.GOV.BR: o que é e como funciona?

O Protocolo.GOV.BR é um sistema utilizado para o envio eletrônico de documentos, solicitações e requerimentos. Ele permite que tanto pessoas físicas quanto representantes de empresas, associações da sociedade civil ou outros órgãos e entidades da Administração Pública utilizem o serviço e acessem as seguintes funcionalidades:

• Acompanhamento das fases do atendimento de protocolo;
  • Recebimento de notificações por e-mail;
  • Avaliação da satisfação com o atendimento recebido.

Para usar o Protocolo.GOV.BR, é necessário ter uma conta GOV.BR. Este sistema está integrado ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e integra outros sistemas de processos administrativos eletrônicos à plataforma GOV.BR.

O impacto da implantação do Protocolo.GOV.BR na UFU

Com a adesão ao Protocolo.GOV.BR, a UFU está dando um passo significativo para modernizar suas operações e melhorar a eficiência. Esta medida está em linha com a Portaria SEGES/ME Nº 10.988, de dezembro de 2022, que instituiu o canal de atendimento Protocolo.GOV.BR.

A adesão da UFU está em consonância com a diretiva estabelecida pelo Ministério da Gestão, que visa à adesão obrigatória de todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional ao sistema em um prazo de 24 meses.

Vantagens

A adesão ao Protocolo.GOV.BR apresenta vantagens significativas tanto para os solicitantes quanto para os órgãos/entidades envolvidos. Para o solicitante, a economia é evidente com a eliminação de custos de deslocamento ou postagem pelo correio.

A plataforma oferece acessibilidade, permitindo a protocolização de documentos em um único canal de atendimento, e transparência, com a possibilidade de acompanhamento do andamento dos pedidos e acesso à notificação da resposta. O sistema também simplifica o atendimento, proporcionando uma experiência mais fluida e eficiente.

Para os órgãos e entidades, as vantagens estão relacionadas à diminuição de custos com material de consumo, digitalização, impressão e guarda de documentos físicos, permitindo uma melhor alocação da força de trabalho. O sistema é compatível com o trabalho remoto, melhorando o controle de entrada de documentos, padronizando o canal de recebimento e o registro.

Portanto, a participação no Protocolo.GOV.BR não apenas maximiza a eficiência, mas também leva à economia de recursos e melhoria na prestação de serviços.

Mais informações

Para saber mais sobre o Protocolo.GOV.BR e como ele funciona, visite o site gov.br/protocolopen. O portal fornece detalhes adicionais sobre a solução, incluindo como se cadastrar, enviar documentos e acompanhar as solicitações.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Protocolo.gov.br atendimento tecnologia