Pular para o conteúdo principal
Arte

Evento de arte no campus Santa Mônica conta com mostras de Stanley Kubrick e cinema japonês

As projeções serão seguidas de debates abertos à comunidade interna e externa da universidade

Publicado em 20/09/2023 às 09:41 - Atualizado em 27/09/2023 às 07:54

 

Nas próximas semanas, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU)  oferecerá, gratuitamente, para o público, quatro projeções cinematográficas. Os filmes exibidos serão: "2001: uma odisseia no espaço", de Stanley Kubrick (25/09); "KuroNeko (gato preto)", de Kaneto Shindo (14/10); "O iluminado", também de Stanley Kubrick (16/10); e "Paprika", de Satoshi Kon.

As projeções terão início às 19 horas nos auditórios E e F do bloco 5OS no campus Santa Mônica da UFU e serão seguidas de debates abertos à comunidade acadêmica e a todos que queiram participar.

O evento é realizado com colaboração dos projetos “Luzes, arte, ação!” e "Cinema e História da Arte”, ambos ligados ao Laboratório de História da Arte da UFU (Labha UFU), organizado pelo coordenador  Alex Miyoshi. 

Confira abaixo um pouco sobre cada filme que fará parte da exibição: 

 

2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO (25/09)

2001: uma odisséia no espaço

Obra de ficção científica de 1968 dirigida por Stanley Kubrick, trata de temas como a evolução, o existencialismo, a tecnologia e até mesmo a inteligência artificial, bem como a existência de vida extraterrestre. Uma importante obra do cinema do século XX, é conhecida e lembrada até a atualidade. 


KURONEKO (14/10) 

Kuroneko

Filme japonês de terror, dirigido por Kaneto Shindo, teve sua estreia no ano de 1968. Rodado em preto e branco, o filme se passa no Japão Feudal e trata da vingança de espíritos de duas mulheres que morreram nas mãos de samurais.

 

O ILUMINADO (16/10) 

O iluminado

Terror norte-americano de 1980, "O Iluminado" é uma das mais famosas obras da carreira do renomado diretor Stanley Kubrick. A história gira em torno de uma família que se muda para um hotel isolado, quando um deles começa a perder a sanidade. Baseado no livro de mesmo nome de Stephen King. 

 

PAPRIKA (21/10)

Paprika

Misturando os gêneros de fantasia, ficção científica e suspense, "Paprika" é uma obra cinematográfica japonesa baseada no romance de Yasutaka Tsutsui e dirigida por Satoshi Kon. Uma viagem entre o mundo dos sonhos e a realidade, o filme é uma brilhante exploração da mente humana e seus limites.  

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: #Cinema arte Evento

A11y