UFU inaugura INCT Odonto

Reunião durante Jornada Odontológica no dia 9/11 marca início das atividades do instituto

Publicado em 06/11/2023 às 15:33 - Atualizado em 07/11/2023 às 16:36

O INCT Odonto é o primeiro INCT aprovado pelo CNPq na odontologia brasileira. (Foto: CPBIO/UFU)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vai inaugurar, na quinta-feira, 9/11, o Instituto Nacional de Tecnologia de Saúde Oral e Odontologia, o INCT Odonto. A reunião de inauguração ocorrerá durante a 37ª Jornada Odontológica da UFU (JOUFU), que será aberta às 8h30, no Bloco 8C do Campus Umuarama.

O INCT Odonto é o primeiro INCT aprovado pelo CNPq na odontologia brasileira. Ele reúne pesquisadores do Brasil e do exterior e será coordenado por Carlos José Soares, docente da Faculdade de Odontologia (FO/UFU).

Participam da reunião, além de Soares, o vice-coordenador Saul Martins Paiva, docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, a ex-membro do Comitê da Odontologia no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e docente da UFMG, Isabela de Almeida Pordeus, além de uma representante da Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.

Também participam o coordenador da área de Odontologia da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Manoel Damião de Souza Neto, que é docente da Universidade de São Paulo (USP) e os coordenadores de programas de pós-graduação (PPGs) da área de Odontologia do estado de Minas Gerais.

Souza Neto se reunirá com os coordenadores dos PPGs no dia 9/11 à tarde para planejar ações de cooperação por meio da Rede Mineira de Saúde Oral e Odontologia visando à integração da academia para solução dos problemas de saúde bucal do estado de Minas Gerais.

E nos dias 10 e 11/11 teremos painéis com apresentação de trabalhos de pesquisas e relatos de casos desenvolvidos por alunos de graduação, residentes e de pós-graduação da UFU e de outras instituições de ensino superior (IES).

Palavras-chave: Odontologia INCT inauguração Jornada Ciência