Excelência

UFU volta a sediar Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estruturas Inteligentes em Engenharia

Centro avançado de pesquisa reúne cientistas do Brasil e do exterior

Publicado em 28/12/2023 às 16:23 - Atualizado em 02/01/2024 às 13:35

Os materiais e estruturas inteligentes em engenharia são de grande interesse da indústria. (Foto: Marco Cavalcanti/arquivo)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vai voltar a sediar e coordenar o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estruturas Inteligentes em Engenharia (INCT-EIE). A proposta da universidade é uma das 42 que passaram a fazer parte da lista de outros 58 projetos aprovados na mais recente chamada, de 2022, do programa Institutos Nacional de Ciência e Tecnologia (INCTs).

Os INCTs são um dos mais importantes programas de fomento a projetos de alto impacto científico e de formação de recursos humanos do país. Ele foi criado em 2008 pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e é executado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Nesses 42 novos projetos, serão investidos R$ 260 milhões. Desse total, para pagamento de bolsas, serão R$ 52 milhões do próprio CNPq e outros R$ 52 milhões da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O restante, que será utilizado para despesas de capital e custeio, virá R$ 58 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e R$ 98 milhões de 12 fundações estaduais de amparo à pesquisa, entre elas a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O anúncio foi feito no dia 13 de dezembro de 2023 pela ministra do MCTI Luciana Santos e pelo presidente do CNPq, Ricardo Galvão, durante o 62º Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em Brasília.

Entre as finalidades de um INCT, estão a realização de pesquisas de excelência em nível nacional, a formação de recursos humanos de nível internacional, a transferência de conhecimentos, tecnologias e inovações para a sociedade e para o setor produtivo (público ou privado) e a internacionalização por meio da interação com pesquisadores do exterior.

O reitor da UFU, Valder Steffen Junior, docente da Faculdade de Engenharia Mecânica, exerceu a coordenação geral do INCT-EIE e vai coordenar novamente o instituto. “Essa nova edição é, de certa maneira, a continuação de um outro INCT que vigorou entre final de 2008 e 2014, e um INCT através do qual nós conseguimos formar muitas pessoas na área de estruturas inteligentes em engenharia”, afirma o reitor.

“Isso foi muito importante porque conseguimos criar um comitê próprio na Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, tivemos uma edição especial de uma revista científica da área e publicamos um livro pela Springer, também relatando as pesquisas realizadas naquele INCT anterior”, conta o docente.

Como explica o coordenador, as diversas instituições brasileiras que participam da rede de pesquisadores do INCT-EIE desenvolveram competências próprias em determinadas áreas, de determinados aspectos daquilo que se entende como materiais e estruturas inteligentes. “E sempre voltados para aplicações de grande interesse na indústria, seja na indústria aeroespacial, seja na indústria aeronáutica, seja na indústria naval e também em temas relacionados à geração de energia”, exemplifica Steffen, citando parcerias realizadas com empresas líderes, como a Petrobras e a Embraer.

Outra área de aplicações possíveis, acrescenta o docente, é a Medicina, de uma maneira geral. “Portanto, são aspectos da maior importância na área da engenharia e tecnologia como um todo e a nossa expectativa com essa edição é ampliar a fronteira do conhecimento nessa área e também buscar aplicações que sejam relevantes para a indústria brasileira”, conclui Steffen.

O vice-coordenador geral do INCT-EIE é o docente Marcelo A. Savi, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), o coordenador local é Aldemir A. Cavalini Jr., docente da Femec/UFU.

O INCT-EIE tem sede no Laboratório de Mecânica de Estruturas (LMEst) da Femec/UFU. A UFU também possui outros dois INCTs instalados nos seus campi: o INCT Teranóstica e Nanobiotecnologia (TeraNano) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde Oral e Odontologia (INCT Odonto). Há ainda pesquisadores da Femec/UFU que fazem parte do INCT Tribologia Verde Voltada à Transição Energética (CT-TRIB), com sede na Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

Palavras-chave: Instituto Ciência Tecnologia INCT engenharia