Redes elétricas inteligentes e sustentáveis são tema de seminário na UFU

Evento será realizado em formato híbrido nesta semana, nos dias 9 e 10 de novembro

Publicado em 08/11/2023 às 09:44 - Atualizado em 10/11/2023 às 15:00

O novo cenário será dominado por energias renováveis e pela geração elétrica realizada junto ou próxima do consumidor. (Imagem: Freepik)

A Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia realiza, nos dias 9 e 10/11, um seminário que busca promover um espaço de encontro, estudo e reflexão sobre os desafios e tendências relacionados à substituição do modelo tradicional de redes elétricas por um novo: as Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids).

Conforme os organizadores do evento, no que diz respeito à produção, o novo cenário será dominado por energias renováveis e pela Geração Distribuída (GD), expressão usada para designar a geração elétrica realizada junto ou próxima do consumidor, independente da potência, tecnologia e fonte de energia.

“A distribuição será um sistema ativo, e não mais passivo. Gerenciamento do lado da demanda, controle direto de carga, infraestrutura de medição avançada e veículos elétricos plug-in são algumas das características do próximo perfil de consumo de energia elétrica. Por fim, observaremos a expansão de uma das tecnologias mais importantes e inovadoras da transição energética e do futuro sistema elétrico: as microrredes”, traz o texto de apresentação do seminário.

O II Seminário sobre Eletrônica de Potência para Sistemas de Energia Modernos e Sustentáveis é gratuito e aberto não só à comunidade acadêmica, mas também ao público em geral. As palestras serão realizadas no formato híbrido, das 8h20 às 17h30 (presencial para a comunidade acadêmica da UFU, no anfiteatro do Bloco 1E do Campus Santa Mônica, e remoto para a comunidade externa à UFU).

O evento faz parte do plano de ações de divulgação e disseminação dos resultados obtidos no âmbito do projeto de pesquisa intitulado “Desenvolvimento de Conversores Estáticos Inteligentes para Conexão de Microrredes e Recursos Energéticos Distribuídos (REDs) ao Sistema Elétrico de Potência”. A execução do projeto está sob a coordenação do professor Luiz Carlos Gomes de Freitas e tem apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Participam como palestrantes pesquisadores da Universidade de Vaasa (Finlândia) e da Universidade Federal do Ceará (UFC) e representantes de empresas de atuação global da Alemanha e da França especializadas em produtos e serviços do setor, além de um integrante do Operador Nacional do Sistema Elétrico. No evento também serão apresentadas pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEELT).

Evento

Palavras-chave: Energia elétrica Tecnologia Ciência rede transformação engenharia Seminário