Mais lidas

Top 5 notícias de Ciência mais lidas no Comunica UFU em 2023

Trabalhos premiados e respostas a alguns por quês foram campeões de audiência neste ano

Publicado em 22/12/2023 às 10:32 - Atualizado em 02/01/2024 às 13:21

Marcelo Lapuente Mahl
Professor Marcelo Lapuente Mahl concorreu com outros 16 inscritos. (Foto: Marco Cavalcanti)

A notícia é de novembro e, mesmo estando no fim do ano, entrou no ranking de mais lidas. O professor Marcelo Lapuente Mahl, do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi o ganhador do Prêmio Nelly Novaes Coelho de Literatura Infantil e Juvenil 2023, com a obra inédita "O visitante intergaláctico". A obra conta a história do amor pela astronomia e a amizade compartilhada entre dois alunos e seu professor. A ideia surgiu a partir do constante convívio no ambiente universitário e do desejo de proporcionar um maior reconhecimento às universidades brasileiras.

4. Gigante pela própria natureza: por que alguns países parecem maiores nos mapas?

Globo terrestre
A redução de escala faz com que haja perda de informações em mapas. (Foto: Pixabay)

Aqui nós explicamos por que alguns lugares, como a Groenlândia e a Antártida, são representados nos mapas com uma proporção maior do que realmente têm. A correspondência entre a superfície da Terra e os mapas nunca vai ser exata por dois motivos: a escala reduzida, que leva à perda de algumas informações; e a forma elipsoide da Terra, ou seja, uma superfície curva que não se ajusta a um plano. Nessa transformação do curvo para o plano, acontece uma deformação.

3. Por que não me sinto adulto?

Jovem fazendo pose na frente de um celular
Ser adulto vai além da idade e dos aspectos biológicos. (Foto: Ivan Samk/Pexels)

A terceira reportagem mais lida é de janeiro, quando abordamos um sentimento cada vez mais comum entre pessoas na casa dos 20 ou até 30 anos e que, de vez em quando, não se sentem adultas. Legalmente, o adulto é quem atingiu 18 anos de idade. Biologicamente, é quem chegou ao ápice do seu crescimento e funções biológicas. Mas também existem fatores emocionais, intelectuais e sociais. Um exemplo é a comunidade LGBTQIA+, que vivencia na fase adulta algumas experiências comuns na adolescência heteronormativa, devido à repressão da sociedade.

2. Como a maior usina hidrelétrica do mundo pode afetar a velocidade da Terra?

Planeta Terra
Concentração de massa pode ser uma das justificativas de alteração da rotação. (Foto: Pexels)

No primeiro semestre, voltou a circular nas redes sociais a informação de que a maior hidrelétrica do mundo, a usina de Três Gargantas, localizada na China, estaria afetando a rotação da Terra, porque reserva cerca de 39,3 quilômetros cúbicos de água, que podem chegar a 175 metros de altura. A reportagem do Comunica UFU explica que existem duas formas de alterar a velocidade da Terra, que podem ser por fatores externos, como a Lua e os meteoritos, ou internos, pela alteração de distribuição de massa, com terremotos, maremotos ou ações humanas, como a usina. Mas essas alterações são imperceptíveis.

1. Pesquisadores da UFU recebem prêmios por teses sobre agronegócio e história da educação

Laís Ribeiro Silva e Marco Antonio Santana
Marco Antonio de Santana e Laís Silva defenderam suas teses em 2022. (Fotos: Arquivo dos pesquisadores)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, em setembro, os melhores trabalhos defendidos nos programas de pós-graduação do Brasil. A UFU teve vencedores em duas categorias: Laís Ribeiro Silva, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), com a tese “Agronegócio globalizado e uso do território no contexto de financeirização: o Grupo Cosan e o setor sucroenergético brasileiro”; e Marco Antonio Santana, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), com a tese “Representações de preceptoras na obra de Mário de Andrade - conto e romance (1923-1944)”.

Leia as mais de 300 notícias de Ciência publicadas neste ano em comunica.ufu.br/ciencia.

Palavras-chave: retrospectiva Ciência Comunica Ciência mais lidas top 5 Notícias reportagens