Oportunidade

Inscrições para edição de 2024 do Programa Institucional de Apoio à Cultura foram prorrogadas

Projetos apresentados por estudantes e servidores da UFU poderão ser inscritos até domingo, 10 de março

Publicado em 07/02/2024 às 12:24 - Atualizado em 11/03/2024 às 08:20

Prorrogadas até o próximo domingo, 10 de março, as inscrições para o Programa Institucional de Apoio à Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (PIAC/UFU). O Programa, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), é realizado pela Diretoria de Cultura (Dicult), com o apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae). É uma forma de apoio ao desenvolvimento de atividades artísticas e culturais na UFU.

O projeto permite que estudantes e servidores proponham iniciativas para serem desenvolvidas com o apoio financeiro da instituição, fazendo com que haja o fortalecimento da cultura integrada ao ensino, à pesquisa e à extensão. O programa conta com dois processos seletivos em andamento, que possuem suas especificações próprias, um direcionado a alunos e outro a colaboradores.

PIAC Estudantil

O edital do PIAC Estudantil 2024 recebe propostas de estudantes da UFU, podendo ser eles de cursos de graduação, pós-graduação e da Escola Técnica de Saúde (Estes) e dos campi localizados em Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia. O programa é uma forma de viabilizar a igualdade de oportunidades e permitir o desenvolvimento acadêmico dos alunos.

As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, via formulário virtual, até 10 de março. Para saber os pré-requisitos e demais determinações, basta consultar o Edital Proexc nº 12/2024.

PIAC Servidores

O processo seletivo direcionado aos servidores da Universidade Federal de Uberlândia teve inscrições abertas no último dia 30 de janeiro e o período também se encerra em 10 de março. O Edital Proexc nº 10/2024 engloba servidores de todos os campi da UFU e que possuam vínculo ativo com a instituição durante todo o período de proposição e realização das atividades.

Para efetivação do apoio institucional das ações de cultura no ano de 2024 serão destinados recursos até o valor total de R$ 100 mil, com limite de R$ 12 mil para cada proposta contemplada. Para realizar a inscrição, clique neste formulário on-line.

Projetos 2023

A iniciativa “HOME”, coordenada pela estudante de Psicologia Izis Mueller, é um exemplo de ação que integrou o Programa Institucional de Apoio à Cultura de 2023. O projeto, focado em artes cênicas, contou com um sarau e a realização de oficinas teatrais na moradia estudantil da UFU.

Segundo a proponente, o PIAC é “uma forma de termos uma universidade também feita por ações estudantis; uma maneira de deixar a universidade mais artística, plural e democrática". Izis afirma que integrar o programa permitiu a ela produzir uma ação artística, criar vínculos e desenvolver um espaço de escuta e acolhimento, o que a enriqueceu muito.

Imagem de jovens descalços dançando e fazendo movimentos corporais
Registro de atividade de dança do projeto 'HOME'. (Foto: Arquivo pessoal)

Outro projeto desenvolvido a partir do PIAC foram as oficinas "Cuarto Oscuro", promovidas pelo artista e graduando em Letras Caio Siqueira. O proponente conta que sua iniciativa visava "construir um espaço para a reflexão sobre saúde mental e fotografia, fornecendo meios para que as pessoas se expressassem através da arte".

Caio afirma que teve uma experiência muito positiva com o programa, sendo que o vê como um projeto que se diferencia na universidade. “O PIAC se destaca na UFU, pois fornece meios à comunidade acadêmica para realização de iniciativas, ofertando suporte, acompanhamento e autonomia ao proponente das atividades”, acrescenta ele.

Registro de ação do projeto 'Cuarto Oscuro'
Projeto 'Cuarto Oscuro' incentiva o uso da fotografia como ferramenta de auxílio à saúde mental. (Foto: Caio Siqueira)

Palavras-chave: PIAC 2024 editais cultura servidores estudantes dicult PROEXC UFU