Pular para o conteúdo principal
Processo Seletivo

Orquestra Popular do Cerrado seleciona novos bolsistas

Vagas são destinadas a alunos de todos os cursos da UFU; inscrições vão até 4 de março

Publicado em 16/02/2024 às 10:52 - Atualizado em 05/03/2024 às 17:12

 

Foram abertas nesta segunda-feira (19/2), e prosseguem até 4 de março, as inscrições do processo seletivo para estudantes que queiram participar como bolsistas da Orquestra Popular do Cerrado (OPC). O edital é voltado para qualquer estudante da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e as inscrições devem ser feitas via e-mail (alexandreteixeira@ufu.br). As vagas são para a seleção de quatro bolsistas, sendo duas para saxofone, uma para flauta transversal e uma para piano, havendo também o cadastro de reserva para guitarra e bateria/percussão. 

O processo seletivo tem duas fases: a primeira, de caráter eliminatório, consiste na análise dos documentos enviados por e-mail; já a segunda é uma audição para avaliar a capacidade de manutenção do tempo (pulsação), a acuracidade da leitura musical e a aplicação do estilo musical apropriado. 

"O edital é uma grande oportunidade de divulgar o trabalho da OPC e também de atrair músicos de outros cursos da universidade", comenta Alexandre Teixeira, um dos coordenadores do projeto. Para mais informações, basta acessar o edital e demais documentos no Portal de Editais e Concursos da UFU.

 

Fotografia de apresentação da Orquestra Popular do Cerrado
A Orquestra Popular do Cerrado participa de diversos eventos, como o Festival Timbre. (Foto: Thiago Paulino)

Orquestra Popular do Cerrado

Fundado em 2010, o grupo musical surgiu por ideia dos professores Adriano "Goio" Lima, Budi Garcia, Leandro Soares Taveira e Alexandre Teixeira. Inicialmente, o projeto era uma disciplina vinculada ao curso de Música da UFU, chamada "Prática de Conjunto". Por ter recebido grande adesão, por parte dos alunos, ele se tornou um projeto de extensão, com sua primeira apresentação como Orquestra Popular do Cerrado ocorrendo em outubro daquele mesmo ano, na Casa da Cultura de Uberlândia. 

Atualmente, a orquestra é comandada pelos professores de Música do Instituto de Artes (Iarte/UFU) Alexandre Teixeira e Elder Thomaz, com a participação de oito bolsistas e 14 voluntários. "Como bolsista, eu tive a oportunidade de me concentrar na universidade e nos meus estudos do curso de Música; agregou muito na minha carreira profissional", comenta Mikael Marcos Silva, ex-bolsista da OPC.

Focada em executar músicas instrumentais, dando destaque ao jazz brasileiro, a orquestra tem em seu repertório um mix de músicas nacionais e internacionais interpretadas pelo grupo de forma única. O projeto tem a intenção de facilitar o acesso dos alunos da universidade à prática de música e ao estudo sobre seus instrumentos musicais. Além de representar institucionalmente a Universidade Federal de Uberlândia em eventos internos e externos e, também, levar à comunidade acadêmica e de fora dela conhecimento científico-artístico produzido no Iarte e na UFU.  

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Edital Bolsista OPC Orquestra Popular do Cerrado dicult PROEXC UFU

A11y