A crise financeira nas universidades federais é uma realidade instalada há mais de uma década, mas se consolidou com a promulgação da Emenda Constitucional 95/2016, conhecida como PEC do Teto de Gastos, cujos efeitos foram sentidos já no orçamento de 2017.
A Universidade Federal de Uberlândia, infelizmente, não está distante dessa realidade, agravada pela redução de orçamento para a educação superior ano após ano. E, com a divulgação da Lei Orçamentária de 2025, na última sexta-feira, 21 de março, atingiu um patamar que exigirá medidas enérgicas da Administração Superior da UFU.
Para apresentar esse cenário, assim como as medidas que estão sendo implementadas para sua resolução, o reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Carlos Henrique de Carvalho, e a vice-reitora Catarina Azeredo convidam a toda comunidade UFU, presente nos municípios de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas, a acompanhar a entrevista coletiva “Cenário Financeiro: perspectivas e ações”.
A entrevista ocorrerá na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores, a partir das 10h desta sexta-feira, 28 de março de 2025 e será transmitida pelo Canal da UFU no YouTube.