Pular para o conteúdo principal
Ciência

Cientistas da UFU e do Canadá propõem diagnóstico do coronavírus pela saliva

Em artigo publicado por revista alemã, pesquisadores também alertam sobre impacto da doença na odontologia

Por: Diélen Borges
Publicado em 27/02/2020 às 16:03 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

 

Professores Robinson Sabino-Silva e Walter Siqueira (Foto: Jenna Fraser/ Universidade de Saskatchewan))

 

A ciência ainda não respondeu a todas as perguntas sobre o coronavírus, mas já sabe que ele está presente na saliva das pessoas contaminadas. É por isso que os pesquisadores Robinson Sabino-Silva e Ana Carolina Gomes Jardim, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia (ICBIM/UFU), e Walter Siqueira, da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, acreditam que é possível facilitar o diagnóstico da doença COVID-19, causada pelo coronavírus, utilizando a saliva.

Hoje, o diagnóstico é feito por meio da coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Quem faz essa coleta são profissionais de saúde. Já o diagnóstico pela saliva seria um método não invasivo, pois ela poderia ser coletada pelo próprio paciente, e que protegeria melhor a saúde de médicos, enfermeiros e técnicos, ao evitar que eles entrem em contato constante com pacientes com suspeita de contaminação. Na China, mais de 1.700 profissionais já foram diagnosticados com COVID-19.

Os pesquisadores relataram como esse diagnóstico pela saliva pode ser feito no artigo intitulado Coronavirus COVID-19 impacts to dentistry and potential salivary diagnosis (em português, Impacto do Coronavírus COVID-19 para odontologia e seu potencial diagnóstico pela saliva). O texto foi publicado no dia 20 de fevereiro na revista alemã Clinical Oral Investigations, uma das mais conceituadas na área de odontologia (leia aqui (link is external)o artigo completo).

 

Artigo foi publicado na revista alemã Clinical Oral Investigations (Foto: Reprodução Springer Link)

 

Sabino-Silva está na instituição canadense como professor visitante desde novembro de 2019, por meio do Programa Capes-PrInt-UFU. Ele levou para lá a experiência dos pesquisadores do ICBIM/UFU com zika vírus (falamos sobre isso no Comunica UFU em dezembro) e, juntamente como seu host (professor que recebe o colega visitante e trabalha em parceria), Walter Siqueira, escreveram este trabalho relacionado ao coronavírus.

Depois da coleta da saliva, existem diferentes possibilidades de experimentos. “A via que nós utilizamos na UFU é detectar moléculas na saliva [por Espectroscopia ATR-FTIR], porque o vírus é capaz de promover alterações nas glândulas salivares. Qual é a vantagem do nosso método? É sustentável, pois não usa reagentes, mais barato, tem custo benefício muito bom e não invasivo”, explica Sabino-Silva.

 

Professora Ana Carolina Gomes Jardim, do Icbim/UFU (Foto: Alexandre Santos)

 

“Também discutimos os potenciais riscos da contaminação do COVID-19 pela saliva, especialmente para proteção de cirurgiões-dentistas, devido à geração de aerossol em procedimentos odontológicos”, afirma. Segundo o professor, é importante que os cirurgiões dentistas continuem seguindo os protocolos já definidos na odontologia, como esterilização de materiais e uso de máscaras, para evitar a propagação do coronavírus.

Os próximos passos da pesquisa devem ser os testes com saliva de pacientes contaminados. Sabino-Silva ficará no Canadá até setembro deste ano. Além dos recursos do Programa Capes-PrInt-UFU, os estudos na área de virologia desenvolvidos na UFU - nos programas de pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas (PIPPA), Odontologia (PPGO) e Ciências da Saúde (PPCSA) - recebem recursos da Fapemig e do CNPq. Sabino-Silva também faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Teranóstica e Nanobiotecnologia  (INCT TeraNano), sediado na UFU sobre a coordenação do professor Luiz Ricardo Goulart.

 

Reportagem sobre a pesquisa veiculada no Canadá

Palavras-chave: COVID-19 UFUContraOCorona Ciências Biomédicas coronavírus UFU Canadá

A11y