Imagem: Divulgação
Coordenado pela professora Cândice Lisbôa, da Faculdade de Direito Professor Jacy de Assis da Universidade Federal de Uberlândia (Fadir/UFU), o projeto “Observatório Jurídico Covid-19” foi criado no início de março e conta com cerca de 50 alunos voluntários da Fadir. Os estudantes coletam as informações divulgadas pelos portais oficiais do Estado e por veículos de notícias sobre as ações tomadas pelos três poderes ‒ Executivo, Legislativo e Judiciário ‒ no combate à Covid-19 e publicam no Instagram, pelo perfil @observatoriocoronavirus.
Jovana Mendes, estudante de Direito na UFU e colaboradora do Observatório, explica que o projeto visa a levar conhecimento jurídico ao público sem a barreira da linguagem técnica. “Nós sentimos que a população não estava sabendo ao certo quais ações estavam sendo tomadas pelos três poderes no combate ao coronavírus. Por isso, organizamos as informações a fim de que todos possam conhecer e entender as principais medidas adotadas durante a pandemia”, relata. O projeto tem enfoque nas determinações em âmbito federal, mas também traz dados específicos relacionados a Uberlândia e ao estado de Minas Gerais.
Os alunos voluntários envolvidos no projeto trabalham divididos em grupos, cada um responsável por colher informações de um dos três poderes, além do quarto grupo, que cuida do perfil do Observatório no Instagram. Antes de ser publicado, o material produzido é enviado para a professora Cândice Lisbôa para eventuais correções. Todo o processo é realizado respeitando as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) de distanciamento social contra a propagação do coronavírus, sem encontros presenciais dos grupos.
Confira algumas publicações:
27 de Mar, 2020 às 2:51 PDT
Palavras-chave: UFUContraOCorona Observatório Fadir COVID-19 coronavírus