Cepes

Impacto da Covid-19 em Uberlândia é tema de estudo publicado pela UFU

Painel de Informações Municipais 2020 destaca influência da pandemia em setores como: demografia, saúde, trabalho, crédito bancário, preços e finanças públicas

Publicado em 27/08/2020 às 21:08 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Quais os impactos da pandemia? Em que medida o novo coronavírus influenciou setores como a saúde, o trabalho e a economia? Estas questões são apresentadas no PAINEL DE INFORMAÇÕES MUNICIPAIS 2020 - A COVID-19 EM UBERLÂNDIA, publicado pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU).

O lançamento da publicação ocorreu na noite desta quinta-feira, 27/08, em transmissão de vídeo no CANAL DO INSTITUTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFU NO YOUTUBE.

O documento apresenta dados relacionados a: demografia, Sistema Único de Saúde (SUS), trabalho, crédito bancário, índice de preços e finanças públicas.

Paradoxo

Em relação ao impacto econômico, a economista Alanna Santos de Oliveira, apontou um aspecto importante apresentado no painel em relação ao "mundo do trabalho" no Brasil. “Os trabalhadores informais tiveram uma perda muito maior no nível de ocupação do que os formais. Isso é algo preocupante, porque, desde a crise de 2015 e 2016, a retomada aconteceu a partir de postos informais, mais precarizados.”

Embora Uberlândia esteja inserida no contexto da carência de empregabilidade, os dados relacionados à arrecadação do município chamaram a atenção dos pesquisadores.

“O painel demonstra um surpreendente aumento observado nas receitas do município recentemente. Uma espécie de paradoxo. Em período de pandemia, onde as expectativas apontavam diminuição de recursos, Uberlândia recebe um bônus, trazendo muito recurso extra. O leitor poderá ver a origem destes recursos”, explicou o economista Rick Humberto Naves Galdino, um dos responsáveis pelo capítulo relacionado a finanças públicas.

Esta é a 10ª edição do Painel de Informações Municipais. Todas as publicações estão disponíveis para consulta no PORTAL DO CEPES.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: #UFUcontraoCorona COVID-19 CEPES Painel de Informações Municipais