Publicado em 05/10/2020 às 14:29 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52
Testes no laboratório da universidade começaram em agosto (Foto: Matheus Gomes)
O Laboratório de Diagnóstico e Análises Moleculares (LDAM) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), coordenado pelo professor Guilherme Freitas, iniciou suas atividades realizando exames de diagnóstico de Covid-19 para toda população de Patos de Minas no início de agosto de 2020.
No final de março, quando o mundo estava assustado com a pandemia, um grupo de 10 servidores da UFU que atuam no Campus Patos de Minas se dispuseram a auxiliar no enfrentamento da Covid-19, realizando exames de diagnóstico molecular (qPCR) para essa doença. A proposta foi encaminhada à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC) e aprovada.
Foi recebido financiamento para a realização de aproximadamente 5 mil exames de diagnóstico molecular padrão ouro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao mesmo tempo, a UFU se comprometeu a adaptar um espaço para a criação de um laboratório com nível de biossegurança 2 (NB2), necessário para a realização dos testes.
Considerando a elevada demanda mundial por insumos e equipamentos necessários para os exames, foi necessário tempo hábil, não previsto inicialmente, para suas aquisições. Simultaneamente, foram cumpridas as exigências legais para o funcionamento do laboratório, tais como: alvará sanitário, certificação de NB2 e cadastramento à Rede Covid-19. Assim foi fundado o LDAM - UFU Campus Patos de Minas.
O trabalho tem sido intenso nestes últimos meses, mas recompensado pelo cumprimento de nosso papel enquanto servidores públicos ao retornar à sociedade patense todo o investimento e confiança depositados em nossa universidade. Após cinco semanas de atividades já foram realizados quase 1000 testes. Contudo, as ações de enfrentamento como essa ainda são necessárias, pois a pandemia não acabou. Nas últimas semanas, o LDAM também tem apoiado o Hospital de Clínicas da UFU, auxiliando na realização de testes para os servidores do hospital.
Tudo isso só tem sido possível, para além dos subsídios dos órgãos públicos competentes, pelo empenho das pró-reitorias, Prefeitura Universitária e dos servidores da UFU, Campus Patos de Minas, lotados no Instituto de Biotecnologia e na Faculdade de Computação: Luciana Almeida (responsável técnica do LDAM), Guilherme Freitas (coordenador do LDAM), Aulus Barbosa, Enyara Morais, Joyce Guerra, Laurence Amaral, Matheus Gomes, Renan Faria, Thaise Gonçalves e Vanessa Alves. Servidores que não paralisaram suas outras funções acadêmicas e administrativas, tomaram para si esta responsabilidade por entenderem a necessidade de contribuir com o próximo e com a comunidade, doando conhecimento e horas de trabalho.
Equipe do Laboratório de Diagnóstico e Análises Moleculares (LDAM/UFU) (Foto: Arquivo dos pesquisadores)
A seção "Leia Cientistas" reúne textos de divulgação científica escritos por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). São produzidos por professores, técnicos e/ou estudantes de diferentes áreas do conhecimento. A publicação é feita pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), mas os textos são de responsabilidade do(s) autor(es) e não representam, necessariamente, a opinião da UFU e/ou da Dirco. Quer enviar seu texto? Acesse: www.comunica.ufu.br/divulgacao. Se você já enviou o seu texto, aguarde que ele deve ser publicado nos próximos dias.
Palavras-chave: Patos de Minas COVID-19 UFUContraOCorona Ciência Leia Cientistas
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS