Ingressantes

UFU orienta: trotes são proibidos desde 1993

Prática é considerada violação aos direitos humanos

Publicado em 26/09/2014 às 15:23 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:39

Ilustração: Amanda Carolina Zuffi

Nesta segunda-feira, 29 de setembro, teve início na UFU o segundo semestre letivo de 2014. Com a volta às aulas, a comunidade acadêmica se volta para combater o trote, uma prática quase sempre degradante e que viola os direitos humanos.

Veja abaixo o artigo, sobre o assunto, da psicóloga Leiliane Bernardes Gebrim, do Setor de Atendimento Psicológico ao Estudante da UFU (Seaps/Diase/Dires/Proex).

Hospitalidade na universidade

Leiliane Bernardes Gebrim*

Hospitalidade nos remete à qualidade de pessoas e ambientes que sabem acolher com gentileza às pessoas em determinado lugar. Sem dúvida alguma se trata de uma virtude, um valor que a educação superior pode e deve fomentar.

No entanto, mais de 20 séculos após Homero ter afirmado ser a civilidade o que distingue os homens dos animais, ainda convivemos com uma difícil realidade nas universidades - os trotes violentos e/ou humilhantes praticados para recepcionar os estudantes ingressantes.

A universidade é lugar de promoção de desenvolvimento humano, formação e cultura. A ela, cabe a contribuição para a transformação de realidades sociais, de modo que práticas violentas e não civilizadas devam ser prevenidas e evitadas.  Assim, é necessário que agressões não sejam naturalizadas e travestidas de tradição ou cultura universitária.

A liberdade e a dignidade, direitos humanos fundamentais, precisam ser resguardadas e defendidas em nossa sociedade. Dessa forma, a comunidade universitária é convidada a refletir sobre sua participação na construção de realidades mais democráticas, justas e não violentas através da conscientização e crítica das próprias práticas, especialmente na ocasião de recepção dos estudantes ingressantes.

Vamos lançar mão de soluções criativas que favoreçam um clima hospitaleiro e que contribuam para uma efetiva integração com os novos estudantes.

É bom para os que chegam. É bom para os que já estão aqui.

Que todos sejam bem-vindos e se sintam acolhidos na Universidade Federal de Uberlândia!

Trote não é legal.

Seja responsável!

Seja solidário!

Seja criativo!