#UFUContraOCorona

Novos EPIs para prevenção contra a covid-19 são entregues na UFU

Mais de 36 mil máscaras PFF2 ou N95, entre outros itens, ficam à disposição dos membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia

Publicado em 18/02/2022 às 09:49 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Foto: Pixabay

Um novo carregamento de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) adquiridos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) já se encontra disponível na instituição, desde esta quinta-feira (17/02). Os materiais específicos para proteção contra a covid-19 foram providenciados em cumprimento às determinações realizadas pela Portaria Proae nº 17/2021.

A carga total recebida é de 6.350 máscaras N95 ou PFF2 para servidores e mais de 30 mil para estudantes. Elas passam, imediatamente, a estar à disposição para uso pela comunidade acadêmica da UFU; e uma nova remessa já está em processo de licitação. No que diz respeito particularmente aos estudantes, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), por meio da Divisão da Saúde (Disau), está encaminhando também diversos outros tipos de EPIs, como máscara comum, luva de procedimento, álcool, sapatilha, touca, avental e óculos de proteção.

Montagem com fotos do arquivo do Comitê de Monitoramento à Covid-19 - UFU

A seleção desses materiais segue as determinações da portaria acima mencionada, cuja metodologia de cálculo regulamenta essas aquisições emergenciais. O Art. 2º do documento define como EPI "todo dispositivo ou produto de uso individual destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde dos estudantes nas atividades acadêmicas que envolvam risco biológico relacionado à pandemia de COVID-19". No que se refere ao atendimento de servidores, os setores responsáveis pela distribuição dos itens na UFU são a Pró-Reitoria de Administração e Planejamento (Proplad), a Prefeitura Universitária (Prefe) e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). Já à Proae cabe a tarefa de suprir a demanda dos estudantes por esses equipamentos.

"Em busca de conter o contágio pelo novo coronavírus e aumentar a segurança dos alunos e servidores, a UFU continua constantemente levantando novos materiais de proteção à saúde. É importante reiterar que todos os materiais de proteção contra covid-19 serão voltadas ao atendimento dos docentes, técnicos administrativos e discentes", frisa o professor Armindo Quillici Neto, presidente do Comitê de Monitoramento à Covid-19 da Universidade Federal de Uberlândia, acrescentando que o trabalho abrange os sete campi da instituição espalhados por Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas, bem como as unidades hospitalares e as duas escolas técnicas - Estes e Eseba.