Medicina segue no topo da lista dos cursos mais concorridos da UFU pelo Sisu

Edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada registrou mais de 22,6 mil inscrições; cursos da área da Saúde dominam o 'top 5' dos mais procurados

Publicado em 21/02/2022 às 12:32 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Imagem: Pinterest

Na edição 2022/1 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está oferecendo 3.229 vagas, distribuídas entre 94 cursos de graduação. O período de inscrições do processo seletivo ocorreu na última semana, entre os dias 15 e 18 de fevereiro, e contabilizou um total de 22.671 inscrições, sendo 54,1% de candidatos da ampla concorrência e os 45,9% restantes abrangendo os que se inscreveram para tentar ingressar na universidade por meio das modalidades de cotas. Os cursos da área de Saúde continuam sendo os mais concorridos, ocupando quatro das cinco posições do "Top 5" e totalizando 7.288 inscritos para disputar as 180 vagas disponíveis em Medicina, Enfermagem, Medicina Veterinária e Odontologia. Este número representa pouco menos de um terço do total de candidatos na UFU por esta edição do Sisu.

Mantendo a tradição, Medicina segue como o curso mais cobiçado, reunindo 3.458 inscritos para as 60 vagas disponíveis. A segunda posição ficou com um curso de Ciências Humanas, Psicologia, a opção registrada por 1.342 candidatos. Tanto para este quanto para os três demais cursos do "Top 5" do ranking de concorrência, estão sendo disponibilizadas 40 vagas. Enfermagem, Medicina Veterinária e Odontologia tiveram, respectivamente, 1.308, 1.265 e 1.257 inscritos.

Avaliação

Na opinião da pró-reitora de Gradução da UFU, professora Kárem Ribeiro, o crescimento na busca por cursos da área de Saúde é reflexo da crise neste setor em que o país se encontra. "Apesar de Medicina estar sempre no topo dos mais buscados pelos estudantes, observamos que opções como Enfermagem e Medicina Veterinária também vêm subindo a cada ano na lista de interesse", comenta.

Ainda de acordo com ela, a procura pelos cursos de graduação da UFU manteve-se elevada, embora o Enem 2021 tenha apresentando o menor número de inscritos desde 2005. "Atribuimos este sucesso nas inscrições aos esforços realizados para a melhoria contínua dos nossos cursos de graduação, além da atualização dos seus projetos pedagógicos, buscando incorporar as principais inovações das respectivas áreas." E acrescenta: "Aliado à qualidade dos cursos, outro fator que os candidatos observam é o destaque que eles têm obtido no Enade, sempre com notas excelentes, e em rankings nacionais e internacionais.”

Cronograma

O resultado da chamada regular do Sisu 2022 será divulgado nesta terça-feira (22/02), e as matrículas dos candidatos selecionados nesta chamada deverão ser realizandas de 23/02 a 08/03, via Portal da Pró-Reitoria de Graduação. Na mesma página, estão disponíveis todos os documentos referentes a este processo seletivo, incluindo o edital para procedimentos de matrículas.

Vale ressaltar que o Sisu é o método que está sendo adotado pela UFU para a formação das turmas de graduação com ingresso no primeiro semestre letivo de 2022. A data para o início das aulas do referido semestre será definida em breve; a estimativa é de que comecem no próximo mês de setembro.

Palavras-chave: SiSU UFU enem Medicina cursos Psicologia