18/07/2022 - 15:20 - Atualizado em 29/07/2022 - 15:18
Andifes, Conif, universidades e institutos federais lançam campanha pelo respeito à democracia e ao processo eleitoral brasileiro
Entidades vão divulgar informações e esclarecer dúvidas comuns aos eleitores durante o período eleitoral e mitigar o compartilhamento de fake news
Portal Comunica
Portal da Andifes

Nesta segunda-feira (18), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino superior (Andifes) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançam uma campanha pelo respeito à democracia e reafirmando a confiança das entidades no processo eleitoral, na Justiça Eleitoral e nas urnas eletrônicas, com a participação das universidades e dos institutos federais.

Assista ao vídeo de lançamento da campanha:

Unidos, como parte da sociedade civil, a Andifes, o Conif, as universidades e os institutos federais iniciam a campanha com o objetivo de auxiliar na divulgação de informações e esclarecimentos de dúvidas comuns aos eleitores durante o período eleitoral e mitigar o compartilhamento de fake news. Além disso, incentivar o voto entre os grupos não obrigatórios, como jovens com idade entre 16 e 18 anos e idosos, e a participação dos brasileiros como mesários voluntários.

Em 27 de junho, a Andifes e o Conif estiveram em audiência com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando apresentaram ao ministro Fachin documento conjunto reforçando a confiança no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e na sua consolidada tradição de realizar eleições livres e seguras em todos os pleitos do período democrático recente. Na ocasião, as entidades da educação superior também assinaram um termo de cooperação e adesão ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral, que tem por objetivo conter a proliferação de notícias falsas que contaminam o processo democrático brasileiro.

Conforme afirmado pelo presidente da Andifes, reitor Marcus David (UFJF), todos os brasileiros e brasileiras precisam ter assegurado o direito à livre escolha para eleger seus representantes e à participação nesse momento sublime do exercício da democracia. “O TSE conta com nosso apoio para conduzir com segurança e lisura a próxima eleição, como o fez em todo o período democrático recente, tendo garantido reconhecimento e destaque ao Brasil como exemplo de democracia na América Latina e no mundo”, declarou.

A campanha estará disponível nos sites institucionais e nas redes sociais da Andifes, do Conif, das universidades federais e dos institutos federais até o término do período eleitoral, seguindo um cronograma de postagens e divulgação de informações ao longo das semanas, e sempre em consonância e respeito às regras da Justiça Eleitoral.

Junte-se a nós e compartilhe informação segura. Nós confiamos no processo eleitoral brasileiro!