Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

08/09/2022 - 16:01 - Atualizado em 08/09/2022 - 18:31
UFU realiza Propp Day nos diferentes campi
Intuito da pró-reitoria é se aproximar dos pesquisadores e apresentar os serviços por ela oferecidos
Por: 
Túlio Daniel

Dirpe será primeira diretoria a fazer as visitas. (Arte: Viviane Aiko)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU) realizará, nos meses de outubro e novembro deste ano, o Propp Day. O objetivo do evento é visitar os campi fora de sede, a fim de apresentar os serviços da pró-reitoria de maneira pormenorizada, executar possíveis demandas e se aproximar dos pesquisadores.

“A Propp trabalha constantemente para o fortalecimento da pesquisa e pós-graduação em nossa instituição, em todas suas áreas e níveis, desde a iniciação científica até os grandes projetos institucionais. É sabido por todos que o apoio dado por esta pró-reitoria não se limita ao fator financeiro. Ele vai muito além disso e, muitas vezes, o que o pesquisador precisa é de esclarecimentos, orientação e transparência”, explica Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

A programação das visitas será organizada pelas diretorias, iniciando pela Diretoria de Pesquisa (Dirpe), na sequência, a Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia (DirTC/Agência Intelecto) e, por fim, a Diretoria de Pós-Graduação (DirPG). Na primeira rodada, será apresentado e esclarecido como participar dos projetos institucionais de pesquisa, como os da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Dirpe está organizando uma agenda atrativa para toda a comunidade UFU. “Iremos conversar com nossos pesquisadores sobre apresentação de propostas institucionais e multiusuárias a agências de fomento, Agenda 2030 e sua relação com os projetos de pesquisa desenvolvidos em nossa instituição, dados gerais, programas e fluxos de processos na Dirpe, infraestrutura de pesquisa, iniciação e divulgação científica”, conta Murilo Vieira, diretor de Pesquisa.

Além da comunidade UFU, direções das escolas estaduais foram convidadas para participar do evento, com o intuito de fomentar os projetos de Iniciação Científica, que são desenvolvidos por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (Pibic-EM), em parceria com o CNPq.

“Dado que os pesquisadores que são lotados em campus fora de sede estão fisicamente mais distantes da Propp, a ideia é visitar periodicamente esses campi, estar mais próximo de nossos pesquisadores, com atividades diversas que convergem para o fortalecimento da pesquisa e pós-graduação da UFU”, completa Carvalho.

A pró-reitoria visitará os campi Pontal (Ituiutaba) em 6 de outubro e Patos de Minas no dia 13 do mesmo mês. O encontro no Campus Monte Carmelo acontece em primeiro de novembro. “Tenho certeza de que a iniciativa produzirá grandes frutos, contribuindo para o fortalecimento da nossa pesquisa”, finaliza Vieira.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal