Publicado em 18/07/2017 às 12:53 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15
Programa lançado neste ano pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU), por meio da Diretoria de Pesquisa (Dirpe), o "Doutor Legal" acaba de ter seu segundo edital publicado. De acordo com o titular da Dirpe, professor Kleber Del Claro, basicamente, a iniciativa foi criada para estabelecer um elo entre os alunos que estão no primeiro período da graduação na UFU e os da ponta, ou seja, doutorandos e pós-doutorandos.
"Queremos que o pesquisador mais experiente abra os olhos do iniciante para as oportunidades que a universidade oferece: como crescer na carreira, como ser aprovado nas disciplinas, como montar seu curriculum, como obter chances de iniciação científica, etc. Outro objetivo é de que os jovens doutores tenham uma experiência na vida acadêmica, com as dificuldades e prazeres da orientação, da tutoria, de como é ser um docente de verdade", exemplifica Del Claro.
Ainda de acordo com o diretor, atualmente este programa de voluntariado acadêmico-científico conta com 54 doutorandos de todos os cursos de pós-graduação da UFU tutoriando 172 graduandos. "A maioria já manifestou interesse em continuar no Doutor Legal, o que nos deixa muito felizes. Queremos agradecer a todos por este apoio e ressaltar a certeza de que estão fazendo a diferença na vida desses jovens universitários, pois vários deles nos procuram para elogiar os tutores e para pedir que possam continuar no programa durante o segundo período na graduação", revela. As inscrições para novos candidatos a tutores serão de 1º a 15 de agosto. Quem já atua no Doutor Legal e cumpriu todas as etapas do processo está previamente selecionado, precisando apenas enviar um e-mail para formalizar o desejo de continuidade.
Palavras-chave: Propp Dirpe Doutor Legal edital
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS