Pular para o conteúdo principal
FOMENTO

Pesquisadores da UFU obtêm quase 100 aprovações em edital da Fapemig

Universidade Federal de Uberlândia é a segunda instituição com maior presença na lista de projetos contemplados pela Chamada Universal 01/2017

Publicado em 29/11/2017 às 10:36 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15

Parte dos recursos liberados por esta chamada será utilizada para compra de equipamentos. (Foto: Milton Santos)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) tornou pública a relação das propostas aprovadas na Chamada Universal 01/2017, que vai destinar R$ 25.766.195,26 a pesquisas científicas realizadas no nosso estado. Dos 692 projetos contemplados, 97 foram submetidos ao referido edital por cientistas vinculados à Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi a única instituição com número maior de propostas aprovadas.

De acordo com o atual diretor de Pesquisa, professor Kleber del Claro, a presença expressiva da UFU nos resultados deste edital destinado a financiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas diversas áreas do conhecimento é fruto de um excelente trabalho desenvolvido por muitas pessoas. "Conseguimos mais aprovações do que instituições com trabalho forte e tradição nesta área de pesquisa, com as universidades federais de Viçosa, Lavras, Juiz de Fora e Ouro Preto. Este resultado só foi possível graças à qualidade dos nossos profissionais de todos os setores desta cadeia, desde o pessoal que realiza os projetos até os nossos servidores técnicos administrativos da Diretoria de Pesquisa (Dirpe): Graça, Ana Carolina, Geovane e Marcelo", enumera.

Ele explica que os pesquisadores contemplados por esta chamada da Fapemig já estão recebendo por e-mail os termos para assinatura e que os recursos serão destinados a compras de equipamentos, materiais de consumo, custeio de viagens para participação e apresentação de trabalhos em eventos nacionais e internacionais, além de bolsas para alunos de Iniciação Científica ou contratação de apoio técnico. "Apesar de todas as dificuldades, como o fato de o CNPq este ano não ter lançado uma chamada universal, estamos fechando 2017 com saldo positivo. Em julho, por exemplo, tivemos a confirmação de 22 novos profissionais aprovados no Programa Pesquisador Mineiro, da Fapemig. No momento, estamos aguardando o resultado de um edital do CNPq para bolsas de pesquisa", infoma o diretor.

Palavras-chave: Fapemig Ciência Propp Dirpe UFU pesquisa edital aprovação

A11y