Videocast

'UFUCast' apresenta debate sobre realidade virtual e inteligência artificial

Bate-papo do novo episódio é sobre o pioneirismo da UFU no estudo da realidade virtual e aumentada e, ainda, os recentes avanços e o futuro desse mercado tecnológico

Publicado em 23/01/2023 às 16:18 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Imagem: Reprodução

quadragésimo quarto episódio do UFUCast foi ao ar na última quinta-feira (19/01), tendo como temas a inteligência artificial e a realidade virtual. Durante a transmissão, as jornalistas Jussara Coelho e Sara Camelo conversaram com o coordenador do Grupo de Realidade Virtual e Aumentada da Universidade Federal de Uberlândia (Grava/UFU), Alexandre Cardoso.

O convidado esclareceu as principais diferenças entre inteligência artificial e realidade virtual aumentada, sendo a primeira a forma como computadores, de maneira programada, tomam decisões e auxiliam pessoas em qual caminho seguir; já o outro conceito trata-se de interfaces que permitem com que indivíduos interajam e explorem mundos virtuais.

O programa destacou também o pioneirismo da UFU nas pesquisas relacionadas à realidade virtual, realizadas pelo Grava, um dos precursores no Brasil. Cardoso relatou que a primeira publicação sobre o tema data de 1991, por conta de uma associação do laboratório de computação gráfica com a engenharia elétrica.

As aplicações das ferramentas de realidade virtual desenvolvidas pelo grupo vão além das apenas para a área das engenharias. Também são realizadas pesquisas para a área da saúde, com intenções que vão desde estratégias para alívio de estresse e dor em procedimentos simples, até o auxílio na recuperação de pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC). Por esta ampla gama de utilização do recurso da realidade virtual, o grupo conta com a participação de integrantes de diversas áreas acadêmicas, além da engenharia e até mesmo de outras instituições.

O coordenador destacou, ainda, a importância das pesquisas decorrentes de iniciações científicas, mestrados e doutorados, que demandam extenso tempo para serem realizadas e estão sempre se aprimorando.

Sobre o UFUCast

A transmissão foi realizada pelo canal da UFU, no YouTube, e nas principais plataformas agregadoras de podcast. Esse projeto é elaborado pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), com execução técnica da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). O objetivo do videocast é apresentar aos espectadores e ouvintes a universidade para além de seus muros e os pesquisadores para além de suas pesquisas.

Vale lembrar que você também pode acompanhar os cortes da entrevista da semana por meio do Instagram, no perfil @UFU_Oficial. Além disso, a Rádio Universitária FM veicula às terças-feiras, a partir das 20h, a versão gravada do episódio da semana.