Videocast

‘UFUCast’ aborda planejamento de carreira

Bate-papo do episódio da semana é sobre como gerir melhor o tempo, fazer um bom planejamento de carreira após a graduação e, ainda, conciliar os planos com a saúde mental

Publicado em 13/01/2023 às 16:33 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Foto: Reprodução

O quadragésimo terceiro episódio do "UFUCast", transmitido nesta quinta-feira (12/01), teve como pauta o planejamento de carreira. Durante a transmissão, os jornalistas Luan Borges e Naiara Ashaia conversaram com a professora Noézia Ramos, da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (Fagen/UFU), e com Ligia Carolina Oliveira, docente do Instituto de Psicologia (IP/UFU).

Embora a temática do videocast tenha sido sobre planejamento de carreira, o programa não foi destinado apenas a indivíduos que já estão inseridos no mercado de trabalho; pode, também, ajudar muitos estudantes tanto da graduação, como do Ensino Médio. Além disso, o episódio trouxe a importância da gestão de tempo na tomada das decisões profissionais de cada pessoa.

Oliveira utilizou de seus livros “Psicologia da Carreira”, volumes um e dois, para trazer conceitos comuns em relação ao planejamento, sendo eles: a orientação profissional e a de carreira. O primeiro é mais comum na juventude, em que deve-se tomar a decisão de qual ocupação seguir. Já o segundo diz respeito a decisões que serão tomadas dentro da profissão escolhida.

As convidadas comentaram que não há fórmulas certas de se planejar, pois cada pessoa, com base nas suas aptidões e dificuldades, pode entender a melhor forma de elaborar um planejamento. Elas destacaram o autoconhecimento e a exploração do mundo como etapas normalmente utilizadas no processo de planejamento de carreira. Tanto a docente da Fagen quanto a do IP ressaltaram a importância da experimentação neste primeiro processo dos diversos projetos oferecidos pela UFU, a exemplo dos Programas de Educação Tutorial (PETs), as Empresas Juniores (EJs) e os editais de mobilidade acadêmica.

Sobre o UFUCast

A transmissão foi realizada pelo canal da UFU, no YouTube, e nas principais plataformas agregadoras de podcast. Esse projeto é elaborado pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), com apoio da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). O objetivo do videocast é apresentar aos espectadores e ouvintes a universidade para além de seus muros e os pesquisadores para além de suas pesquisas.

Vale lembrar que você também pode acompanhar os cortes da entrevista da semana por meio do Instagram, no perfil @UFU_Oficial. Além disso, a Rádio Universitária FM veicula às terças-feiras, a partir das 20h, a versão gravada do episódio da semana.