UFU inaugura Laboratório de Biotecnologia em Modelos Experimentais

Localizado no Campus Umuarama, ele facilita o desenvolvimento da Ciência em Animais de Laboratório em Minas Gerais

Publicado em 02/05/2023 às 16:42 - Atualizado em 06/09/2023 às 00:21

Participaram da inauguração representantes do laboratório, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, do Ministério Público do Trabalho de Uberlândia e do Ministério Público Federal. (Foto: Arquivo Labme)

Nos dias 26, 27 e 28 de abril, aconteceu o II Workshop em Ciência de Animais de Laboratório. Dentre as atividades promovidas pela Rede de Biotérios de Roedores (Rebir), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU), realizou-se, na manhã do dia 26, a inauguração do Laboratório de Biotecnologia em Modelos Experimentais (Labme).

A Rede Mineira de Biotecnologia em Modelos Experimentais (RMBME) tem como vocação a atuação cooperativa entre instituições de pesquisa que promovem novos produtos, processos e habilidades em vista do desenvolvimento tecnológico e de inovação e, assim, reduzem a dependência de importação de tecnologias em modelos experimentais. Essa ação diminui custos e otimiza o desenvolvimento destas mesmas tecnologias.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) tem proporcionado esse desenvolvimento entre a UFU, representada pelo coordenador Murilo Vieira; a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), representada por Carlos José Freire; a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), representada por Vera Maria Peters; a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), representada por Adriana Abalen Dias; e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), representada por Silvia Graciela Ruginsk.

De acordo com Vieira, esse amparo financeiro tem beneficiado a produção coletiva e a troca de experiências profissionais, proporcionando a otimização do recurso. A Ciência em Animais de Laboratório (CAL) tem papel fundamental na Rede Mineira, que trabalhará para assegurar que os modelos experimentais tenham um padrão genético e sanitário que viabilize a pesquisa nas instituições e, por fim, obtenha a confiabilidade de dados amostrais que tenham replicabilidade, desenvolvendo, assim, uma ciência que faça sentido.

UFU é a universidade que coordena a RMBME e conta com o laboratório principal. (Foto: Túlio Daniel)

O laboratório central da rede é o Labme, cujas dependências encontram-se instaladas no bloco 8G do Campus Umuarama, anexo à Rebir. Apesar das atividades já terem sido iniciadas em julho do ano passado, a coordenação aproveitou a ocasião e a presença de convidados no workshop para realizar a inauguração do laboratório.

“Nosso laboratório foi construído dentro dos moldes de sustentabilidade, buscando a construção mais rápida, eficaz e que consiga proporcionar ao nosso grupo o desenvolvimento de metodologias na área de controle sanitário, controle genético e todas as demais áreas relacionadas à garantia do bem estar de modelos experimentais”, explica Vieira.

A equipe que atua no laboratório é multidisciplinar e abrange diversos profissionais, como o coordenador, que é médico veterinário, além de biotecnologistas, biólogos e químicos. Ademais, pesquisadores de diferentes níveis realizam seus projetos no local, variando desde alunos da graduação que fazem iniciação científica até pós-doutores.

Matheus Morais, aluno de Biotecnologia na UFU, e Sandra Klein, veterinária e mestranda, ambos pesquisadores do Labme. (Foto: Túlio Daniel)

Veja abaixo um pouco da estrutura e pesquisadores do laboratório:

Palavras-chave: Laboratório de Biotecnologia em Modelos Experimentais Labme Rede Mineira de Biotecnologia em Modelos Experimentais RMBME Ciência em Animais de Laboratório rebir Propp