UFU sedia II Encontro da Rede Mineira de Biotecnologia em Modelos Experimentais

Evento acontece nos dias 27, 28 e 29 de outubro

Publicado em 14/10/2024 às 14:04 - Atualizado em 14/10/2024 às 14:29

Edição de 2023 contou com palestras, minicursos e oficinas. (Foto: Alexandre Costa)

O uso de modelos animais é de grande importância para a manutenção e desenvolvimento das pesquisas Biomédicas, da Saúde Humana e Animal e seu impacto em diversos setores da sociedade. Tendo isso em vista, a Rede Mineira de Biotecnologia em Modelos Experimentais (RMBME) promoverá, entre os dias 27 e 29 de outubro, um segundo encontro junto com o III Workshop de Ciência em Animais de Laboratório da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Além da UFU, fazem parte da rede a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal). O evento trará atualizações de conhecimento, propondo a disseminação dos princípios éticos e legais da utilização de animais em experimentos científicos e impulsionando a aquisição de conhecimentos por parte de pesquisadores da área.

A proposta é reunir profissionais da Ciência de Animais de Laboratório (CAL) e suas diversas vertentes para troca e discussão sobre aspectos importantes para essa ciência. Ao mesmo tempo, tem como objetivo apresentar a CAL para estudantes de graduação e pós-graduação, como um campo de atuação para Medicina Veterinária, Zootecnia, Ciências Biológicas, Biomedicina, Biotecnologia e demais áreas de formações afins.

Pesquisadores do Labme
Na UFU, as pesquisas da área acontecem no Laboratório de Biotecnologia em Modelos Experimentais. (Foto: Túlio Daniel)

“Sediarmos o encontro é de grande importância, pois reforça seu papel como centro de excelência em pesquisa científica e inovação biotecnológica. A UFU, com sua infraestrutura de qualidade no que se refere ao uso de animais em pesquisa, bem como corpo docente e técnico qualificado, promove o intercâmbio de conhecimento entre acadêmicos, pesquisadores e profissionais do setor, impulsionando o desenvolvimento de novos modelos experimentais e tecnologias que podem beneficiar áreas como a saúde, a indústria farmacêutica e a agricultura”, declara Murilo Vieira, diretor de Pesquisa da UFU e coordenador do Laboratório de Biotecnologia em Modelos Experimentais (Labme/UFU).

O laboratório foi inaugurado no evento do ano passado e é um dos principais da rede. A equipe atuante é multidisciplinar e abrange diversos profissionais, como o coordenador, que é médico veterinário, além de biotecnologistas, biólogos e químicos. O evento, além de pesquisadores de várias partes do país e do exterior, contará com representantes do Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (Concea).

O encontro é realizado juntamente com a  Rede de Biotérios de Roedores (Rebir), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU), sob financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), e com o apoio da Diretoria de Comunicação Social (Dirco). Saiba mais detalhes no site.