Pular para o conteúdo principal
Saúde

Médica do HCU lança livro que aborda o sofrimento

Evento no Museu de Arte Sacra da Diocese de Uberlândia terá exposição fotográfica

Publicado em 21/03/2018 às 10:02 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

A cirurgiã geral do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU), Jeanne Silveira Dall'aglio, lança nesta quarta-feira, dia 21 de março, das 18 às 20h, seu livro "Humanos Sub-Humanos", que trata do sofrimento de pacientes, familiares e médicos. O evento contará também com uma exposição fotográfica e será no Museu de Arte Sacra da Diocese de Uberlândia, na Avenida dos Mognos, 355, bairro Jaraguá.

De acordo com a responsável pelo projeto, a obra representa a doença de forma metafórica, retratando o processo de hospitalização e os sentimentos dos envolvidos. O livro tem a finalidade de proporcionar uma oportunidade de reflexão para o leitor acerca de temas relacionados ao sofrimento, a fim de gerar empatia. "O objetivo do livro é fazer com que as pessoas reflitam a respeito do sofrimento, como lidar da melhor forma com esse processo, além de fazer com que se tornem mais humanas diante do sofrimento alheio", afirma Dall'aglio.

A autora conta que a ideia de lançar um livro partiu de uma vontade de registrar sua atividade, que sempre foi muito intensa, principalmente quando atuava no pronto socorro do HCU-UFU. Sendo assim, mostrou a realidade que vive de uma forma diferente, tanto do ponto de vista do paciente quanto do médico. Jeanne afirma que a proposta é que cada um faça a sua própria interpretação da fotografia.

A médica afirma que as pessoas têm uma visão equivocada de que os profissionais da área da saúde estão acostumados com a situação de dor do paciente e dos seus familiares.  "Humanos Sub-Humanos" é uma oportunidade de mostrar que além do sofrimento do paciente e dos familiares, o medico também faz parte desse contexto. "Se você entender o seu sofrimento e entender o sofrimento do paciente, você automaticamente se torna um melhor médico", ressalta.

Palavras-chave: livro lançamento HCU médica Divulgação Científica

A11y