Pular para o conteúdo principal
Ciência

Reitor Valder Steffen participa de sessão solene da ABC no Museu do Amanhã

Reunião Magna 'Imaginando o Futuro' recebe cientistas do Brasil e exterior

Publicado em 04/05/2018 às 16:29 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Com informações da Assessoria de Comunicação da ABC

Evento acontece no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Nos dias 8, 9 e 10 de maio a Academia Brasileira de Ciências (ABC) promove a Reunião Magna 2018: Imaginando o Futuro. O encontro anual vai trazer renomados cientistas do Brasil e do exterior para debater os avanços tecnológicos em curso, as perspectivas da ciência para as diversas áreas e seus possíveis impactos na sociedade. O evento tem entrada gratuita e acontece no Museu do Amanhã, Praça Mauá, Centro do Rio de Janeiro.

Coordenador geral desta edição, o acadêmico José Roberto Boisson de Marca ressalta que esta é uma interessante oportunidade para o público conhecer novidades na área da saúde, bioeconomia e tecnologia que podem trazer melhorias na qualidade de vida da população. "Informática quântica, inteligência artificial, interação homens-robôs, realidade virtual e materiais inteligentes são alguns dos temas no campo da tecnologia que vão impulsionar a nossa sociedade e que terão espaço na Reunião Magna 2018", diz Boisson.

Alguns nomes de peso já confirmaram presença no encontro. A astrônoma Gabriela González, que trabalha com detecção de ondas gravitacionais e é porta-voz do Projeto LIGO - Observatório Interferométrico de Ondas Gravitacionais; a cientista da computação Jeannette Wing, reconhecida mundialmente por seu papel na transformação de dados científicos em uma disciplina, essencial tanto para descobertas acadêmicas como para invenções produtivas; o engenheiro de computação Jeffrey Dean, pesquisador sênior do Google, onde lidera o projeto Google Brain; e o professor do Departamento de Bioengenharia e Robótica da Universidade de Tohoku (Japão) Kazuhiro Kosuge, que tem se dedicado há 30 anos a pesquisas na área.

Também virão para o encontro o cientista polonês Andrzej Jajszczyk, pesquisador nas áreas de telecomunicação de comutação e redes de comunicação e professor da Universidade de Ciência e Tecnologia AGH, na Cracóvia, Polônia; o sociólogo inglês Michael Savage, que trata de estratificação e desigualdade social, especialmente em suas dimensões culturais; a economista italiana Mariana Mazzucatto, cujo trabalho é focado na economia da inovação, crescimento financeiro e econômico e o papel do Estado no capitalismo moderno; o médico brasileiro Sérgio Pena, que trabalha com diversidade genômica, evolução humana e diversidade genética da população brasileira; e o diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Sidarta Ribeiro, que desenvolve pesquisas sobre sono, sonho, memória e plasticidade neuronal, e vai tratar de aplicações em psiquiatria e educação do mapeamento mental com palavras.

Sessão plenária

O reitor da UFU, Valder Steffen Junior, é um dos palestrantes confirmados na sessão plenária "Fronteiras Tecnológicas"” no dia 9 de maio, às 15h. "O tema decorre de resultados de pesquisa obtidos pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Estruturas Inteligentes para Engenharia da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec/UFU)", afirma Steffen, que é coordenador desse INCT.

 

Palavras-chave: ABC Ciência Valder Steffen Júnior Divulgação Científica

A11y