Pular para o conteúdo principal
SAÚDE

HCU-UFU promove ação em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano

Encontro entre as doadoras e mães dos bebês internados acontece às 16h da sexta, 24

Publicado em 21/05/2019 às 14:49 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

 

 

O Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas de Uberlândia da

Universidade Federal de Uberlândia (BLH/HCU-UFU) promove sexta feira, 24, ação em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano.

A partir das 16h, no Bloco G, Campus Umuarama, vai haver um encontro entre as doadoras e as mães dos bebês internados.

 

Por meio da Lei Nº 13.227 de 28/12/2015, o Brasil foi primeiro a comemorar a data, aceita também pelos países que integram a Rede

Global de Bancos de Leite Humano (rBLH). Este ano o Ministério da

Saúde lançou a campanha com o tema “Doe Leite Materno, alimente a vida” que visa conscientizar e sensibilizar gestantes, profissionais e a sociedade sobre a importância da doação do leite que pode salvar a vida dos recém-nascidos prematuros, de baixo peso (abaixo de 2,5kg) ou doentes que não podem ser amamentados pela própria mãe e que estão internados. Um litro de leite doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia dependendo de seu peso.

 

Toda mulher pode ser uma possível doadora desde que seja saudável e não faça uso de nenhum medicamento que interfira na amamentação.

Para ser doadora basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano através do telefone (34) 3218-2666. Uma equipe realizará uma visita domiciliar para orientações sobre a ordenha e armazenamento do leite materno, além de fornecer um kit doação com frascos, touca e máscara. Em seguida, serão feitas visitas semanais para buscar o leite ordenhado pela própria mãe doadora. Após um rigoroso controle higiênico sanitário feito pelo BLH, o leite materno é finalmente destinado aos bebês internados.

 

Palavras-chave: Banco de Leite Humano HCU UFU

A11y