30/07/2019 - 17:24 - Atualizado em 01/08/2019 - 14:30
UFU sedia 22ª edição do Simpósio Nacional de Bioprocessos
Programação científica acontece no Campus Santa Mônica até 31 de julho
Portal Comunica UFU

Por: Jhonatan Dias (Estudante de Jornalismo)

Com o objetivo de discutir e apresentar resultados de pesquisas na área de Bioprocessos, campo de investigação multidisciplinar em franca expansão na ciência brasileira, a Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia sedia, de 28 a 31 de julho, o XXII Simpósio Nacional de Bioprocessos (SINAFERM) e o XIII Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas (SHEB), realizados em conjunto com a Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ).

Com a presença do reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, do diretor da Faculdade de Engenharia Química da UFU, Ricardo Amâncio Malagoni, do pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Carlos Henrique de Carvalho, do Pró-reitor de Extensão e Cultura, Helder Eterno da Silveira e de representantes do Conselho Federal de Engenharia e da Associação Nacional de Engenharia Química, a cerimônia de abertura aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL), na noite o domingo, 28 de julho. A palestra de abertura, ministrada pela docente e pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Raquel de Lima Camargo Giordano, teve como tema central a história da pesquisa em Bioprocessos no Brasil. A programação científica, que inclui mesas-redondas, apresentações de trabalhos, minicursos e palestras, acontece no Campus Santa Mônica, da UFU – que sediou a 12ª edição do Simpósio, no ano de 1998 – até a quarta-feira, 31 de julho.

Ao destacar a importância das universidades públicas para a ciência, desenvolvimento tecnológico e para a formação de engenheiros, o reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, falou sobre o atual momento pelo qual passam as Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs). “As universidades federais estão passando por momentos difíceis e é muito importante que fiquemos firmes para não comprometer o entusiasmo perante as ações da universidade pública”, afirmou. Steffen exaltou, ainda, a importância do evento que proporciona a vitalidade acadêmica e científica da instituição.

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Carlos Henrique de Carvalho, explicou que se trata de um dos maiores eventos na área da Engenharia Química, e que é uma honra para a UFU sediar a vigésima segunda edição do Sinaferm. Carvalho também ressaltou o caráter internacional, pois “trata-se de um evento que congrega pesquisadores dos Estados Unidos, Portugal e de vários outros países. Para universidade isso é muito significativo, porque propicia intercâmbios de conhecimentos que, futuramente, irão gerar muitas parcerias”, concluiu.

Para conhecer a programação acesse a página  do XXII Simpósio Nacional de Bioprocessos e XIII Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas, e acompanhe o SINAFERM2019 pelo facebook.