CIÊNCIA

Sabe quem monitora o tempo e o clima de Uberlândia? A UFU!

Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos está aberto a visitações

Publicado em 17/09/2019 às 13:42 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Visitas feitas à estação climatológica (Foto: Milton Santos)

Monitorar as condições do tempo e clima é um processo bastante complexo. Em Uberlândia e região, esse processo é feito pelo Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos (LCRH) do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (IG/UFU), o qual realiza pesquisa, ensino e extensão nas áreas de Climatologia, Recursos Hídricos e afins, sob a coordenação da professora Camila Bertoletti Carpenedo.

O laboratório é o responsável pelo monitoramento climático da região, por meio da análise mensal das variáveis meteorológicas, ou seja, análise da precipitação, temperatura do ar, pressão atmosférica, umidade relativa e vento. Essas variáveis são comparadas em relação à média de longo prazo para verificar, por exemplo, se em determinado mês choveu mais ou menos do que a média, se foi mais frio ou mais quente. Posteriormente é feita uma análise dos sistemas atmosféricos atuantes, como frentes frias, Zona de Convergência do Atlântico Sul, Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul, os quais podem contribuir para um aumento ou redução das chuvas e temperatura do ar no município.

Para isso, são utilizadas informações meteorológicas de diversos institutos nacionais e internacionais - Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA/NASA), National Centers for Environmental Prediction and the National Center for Atmospheric Research (NCEP/NCAR) -, tais como mapas ou gráficos que descrevem as condições meteorológicas ou atmosféricas, imagens de satélite, índices climáticos e campos atmosféricos. Por fim, é gerado o Boletim de Monitoramento Climático Mensal para Uberlândia – MG, um documento compilando todas as análises referentes a um determinado mês no, o qual é disponibilizado no site do LCRH e traz dados climatológicos da cidade desde janeiro de 2018.

Ações de extensão também são desenvolvidas pelo grupo, sendo uma delas monitorar visitas feitas à Estação Meteorológica do INMET, localizada na UFU, desde 1995. As visitas devem ser agendadas através da página do laboratório. Segundo Carpenedo, o objetivo do projeto é desenvolver atividades práticas de ensino na área de Climatologia com alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior (público e privado). Em 2018, o projeto recebeu a visita de 344 alunos e, em 2019, foram 302 alunos até o momento. Além disso, a coordenadora ressalta que as visitas são acompanhadas pelos membros do laboratório, o que permite abrir discussões com os visitantes sobre temas relacionados ao clima, sua medição e influência no cotidiano dos indivíduos.

Estudos como a influência da Antártica no clima da região tropical do Brasil ou a variabilidade climática e os impactos climáticos em Minas Gerais são desenvolvidos pelos membros do laboratório, que buscam analisar questões climatológicas que influenciam o Brasil por meio desses e outros trabalhos. O laboratório é referência em dados climatológicos da região e atua em parceria com o Grupo de Estudos Climáticos (GrEC/IAG/USP), Centro Polar e Climático (INCT da Criosfera/UFRGS), Interdisciplinary Climate Investigation Center (INCLINE/USP), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e INNTI Consultoria Ambiental.

Palavras-chave: Climatologia tempo UFU Geografia