Eleições na UFU

Consulta Eleitoral na UFU será no dia 17 de setembro

Pleito para escolha do reitor será em formato eletrônico; inscrição de candidatos está prevista para os dias 11 e 12 de agosto

Publicado em 23/07/2020 às 17:02 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Pela primeira vez a Consulta Eleitoral para escolha do reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) será realizada em formato eletrônico e de forma remota, devido ao período de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Aeleição para reitor (gestão 2020-24) acontecerá no dia 17 de setembro de 2020, das 10h às 23h59. O segundo turno, caso seja necessário, será uma semana depois, em 24 de setembro.

A resolução, com o regulamento da Consulta Eleitoral, foi aprovada nesta quinta-feira, 23/07, no quinto dia de debates sobre esta pauta pelos membros do Conselho Universitário da UFU (Consun).

Sistema de Votação

A Consulta Eleitoral Eletrônica Remota será realizada via “Sistema de Votação On-line Helios” e terá apoio técnico de equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), responsável pela operacionalização.

O Helios é um sistema de código aberto, que possibilita a votação via internet, garante o sigilo do voto e a possibilidade de verificação, com criptografia, da participação na Consulta Eleitoral.

O Helios foi utilizado por algumas instituições de ensino internacionais (Universidade de Princeton e Université Catholique de Louvain) e nacionais - Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de Brasília (UnB), entre outras.

Quem pode votar

Estudantes com vínculo ativo, professores e servidores técnicos administrativos com e-mail institucional cadastrado estarão aptos a votar.

A participação na consulta eleitoral é viabilizada com o e-mail institucional. Neste sentido, é necessário que estudantes e servidores estejam com o cadastro atualizado.

No Portal da Consulta Eleitoral, será disponibilizada lista com os eleitores aptos a participar do pleito. A primeira estimativa é de que o colégio eleitoral da UFU seja de, aproximadamente, 36 mil votantes.

Paridade

A UFU adota o sistema de paridade entre os segmentos. Assim, estudantes, professores e técnicos administrativos terão peso de ⅓ (um terço) cada, na apuração dos votos.

Candidatos

As composições das chapas de candidaturas para os cargos de reitor e vice-reitor ainda não estão oficializadas.

As inscrições das mesmas poderão ocorrer nos dias 11 e 12 de agosto. Os cadastros precisarão ser formalizados junto à Secretaria-geral (Seger).

Comissão Especial

Na ocasião, também foi definida a Comissão Especial que será responsável por coordenar, organizar e supervisionar a Consulta Eleitoral Eletrônica e Remota.

A Comissão Especial é formada por nove membros, sendo três de cada segmento (estudantes, docentes e técnicos administrativos). As informações sobre a Consulta Eleitoral Eletrônica Remota estarão disponiveis no seguinte endereço eletrônico:www.consultaeleitoral.ufu.br.

Palavras-chave: consulta eleitoral Consun Eleições na UFU