Reitoria

Último dia para criar ou regularizar do e-mail institucional e garantir direito a voto na consulta eleitoral

Prazo para que estudantes, docentes e técnicos criem ou resolvam qualquer problema com o e-mail @ufu termina nesta quarta-feira, 2 de setembro

Publicado em 21/08/2020 às 18:04 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Consulta eleitoral será realizada no dia 17/9

Na consulta eleitoral que será realizada na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no próximo dia 17 de setembro poderão votar professores, estudantes e técnicos administrativos da instituição. A escolha de reitor e vice-reitor vai subsidiar a elaboração das listas tríplices pelo Conselho Universitário (Consun) para os dois principais cargos de gestão da universidade para o período 2020 a 2024.

Conforme a Resolução Nº 4/2020 do Consun, que regulamenta a Consulta Eleitoral Eletrônica e Remota junto à Comunidade Universitária, têm direito a voto - que não é obrigatório - os servidores integrantes das carreiras de magistério superior e do ensino básico, técnico e tecnológico e os professores visitantes, substitutos e temporários, além dos técnicos técnico-administrativos ocupantes de cargo de provimento efetivo.

Também podem votar os discentes dos cursos de graduação presenciais e a distância (EaD), de pós-graduação stricto sensu presencial, dos cursos regulares da Escola Técnica de Saúde (Estes) e os profissionais devidamente matriculados em programas de Residências (Médica, Uniprofissional em Medicina Veterinária, Residência Multiprofissional em Saúde e Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial). Todos têm que estar com vínculo ativo com a UFU no semestre em que ocorre a consulta. Também é importante lembrar que, para qualquer efeito, a matrícula como aluno especial não caracteriza vínculo com a UFU; logo, os alunos especiais não poderão votar.

Como a consulta terá votação remota e on-line, somente poderá participar quem possuir e-mail institucional (@ufu.br). Quem não possuir o e-mail institucional deve criá-lo até esta quarta-feira, dia 2 de setembro, para que possa estar na lista de eleitores aptos da consulta eleitoral.

Além de poder exercer o direito ao voto, o e-mail institucional permite a utilização da rede wi-fi  e da plataforma Microsoft 365 em todos os campi da UFU, o acesso a diversos periódicos digitais e 1TB para armazenamento de arquivos no OneDrive (serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft) - confira no vídeo abaixo. A criação do e-mail institucional pode ser feita no endereço www.idufu.ufu.br.

A lista com a informação da situação dos e-mails de cada eleitor está disponível na página www.consultaeleitoral.ufu.br. Para criar o e-mail institucional, consulte a WiKi da UFU em www.wiki.ufu.br - aba "e-mail". Em caso de dúvida, encaminhe e-mail para atendimento@cti.ufu.br. Para se comunicar com a Comissão Especial Eleitoral, utilize o e-mail: comissaoeleitoral@ufu.br.

Palavras-chave: consulta eleitoral REITOR vice-reitor E-mail institucional