PET Economia estreia podcast sobre os efeitos da pandemia da Covid-19

Inicialmente, serão três episódios abordando o assunto do ponto de vista de uma crise tríplice: sanitária, econômica e política

Publicado em 27/07/2020 às 12:41 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Primeiro episódio, que já está disponível, abordou a crise sanitária desencadeada pela pandemia da Covid-19 no Brasil. (Imagem: Divulgação)

Orientados pelo professor do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (Ieri/UFU) Guilherme Jonas, os integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Econômicas da UFU estreou, neste mês de julho, o podcast Ex-Post. A princípio, a iniciativa vai contar com uma série de três episódios, publicados quinzenalmente, discutindo os desdobramentos da pandemia da Covid-19 a partir de uma perspectiva de crise tríplice: sanitária, econômica e política.

A primeira edição é apresentada pelos membros do PET Economia Breno Fernandes e Iasmin Dias, que entrevistaram o professor Stefan Vilges de Oliveira, do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina (Famed/UFU), a respeito da crise sanitária no Brasil, decorrente da pandemia. Por este link é possível acessar o episódio em todas as plataformas em que ele já está disponível.

O podcast surgiu como uma forma de expandir a atuação do PET Economia para além da universidade e atingir um público maior, por meio do formato dinâmico do podcast. O termo Ex-post, que dá nome à iniciativa, é conhecido por aparecer nos trabalhos do economista John Maynard Keynes e faz referência a análises feitas com base em dados do passado.

O PET Economia está aberto a qualquer sugestão, crítica ou dúvida dos ouvintes. Para entrar em contato com o grupo, basta enviar uma mensagem para o e-mail peteconomiaufu@gmail.com ou expostpodcast@gmail.com ou para o perfil do PET Economia no Instagram.

Sobre o PET Economia

O PET Economia atua de forma ativa no curso de Ciências Econômicas da UFU, promovendo palestras e minicursos, sempre buscando estimular o debate de ideias e a complementação da formação do estudante. Desde o início da pandemia da Covid-19 e a suspensão do calendário acadêmico da UFU, o grupo tem realizado suas atividades, que antes ocorriam presencialmente, de forma remota.

Além da divulgação mensal do "Jornal do PET" nas redes sociais do programa, o grupo tem promovido lives para discutir temas diversos e os integrantes do PET Economia continuam desenvolvendo suas pesquisas individuais e atividades internas, como reuniões e debates. Interessados em conhecer o programa e participar das atividades desenvolvidas podem acompanhá-lo pelo Instagram.

Palavras-chave: podcast PET Economia pandemia COVID-19 IERI UFUContraOCorona