Professora da UFU publica livro ‘Morar em apartamento’

Obra é baseada na dissertação de mestrado da autora e em trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa MORA

Publicado em 21/10/2020 às 11:22 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Livro conta a história dos apartamentos desde seus primórdios, com foco especial nos últimos 100 anos. (Imagem: Divulgação)

Você sabia que ter banheiro dentro de casa é uma característica recente das moradias urbanas, especialmente dos apartamentos unifamiliares? Esta é apenas uma das curiosidades que a professora Simone Barbosa Villa, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD/UFU), traz em seu livro “Morar em apartamento”, publicado pela editora Oficina de Textos.

A obra é baseada na dissertação de mestrado da autora, “Apartamento Metropolitano: habitações e modos de vida na cidade de São Paulo”, e nos trabalhos produzidos pelo Grupo de Pesquisa em Habitação (MORA), da FAUeD. Contando com 272 páginas, o livro aborda o formato e a função social dos apartamentos há quatro séculos, mas foca nos últimos 100 anos, que é quando, segundo conta Villa, a vida privada sofreu uma profunda transformação.

O livro já pode ser adquirido em formato físico ou digital na pré-venda promocional, que vai até 31 de outubro, e os envios serão realizados a partir de 27 de novembro. Para mais informações, acesse o SITE DA EDITORA OFICINA DE TEXTOS.

Obra pode ser adquirida na pré-venda no formato físico ou digital. (Imagem: Divulgação)

Sinopse

Morar em apartamentos tem sido uma escolha frequente para os habitantes das metrópoles brasileiras. Entre os motivos dessa decisão, os mais frequentes apontam para a segurança, a localização, a praticidade e a concentração de serviços que aparecem associadas a essa modalidade habitacional. Entretanto, poucos são os estudos sobre a evolução de seus espaços internos.

Esta obra pretende fornecer dados inéditos, oferecendo novos elementos ao discurso arquitetônico e relacionando esses espaços de habitação à evolução dos modos de vida da sociedade, principalmente ao longo do século XX. Serão apresentados princípios de organização do espaço doméstico de edifícios de apartamentos produzidos pelo mercado imobiliário na cidade de São Paulo durante 100 anos, de 1910 a 2010.

O trabalho versa, notadamente, sobre as características tipológicas dos apartamentos, entendida como as respostas que ocorrem com uma frequência elevada num determinado universo. A análise foca nas unidades e edifícios, suas diferentes tipologias, avaliando as possibilidades de agenciamentos espaciais em função das solicitações emergentes de seus usuários e sua contextualização. Foi feito um retrato analítico da evolução dessa modalidade habitacional de forma ilustrada, por meio da intersecção de conteúdos sobre modos de morar, transformações da sociedade e o desenvolvimento da arquitetura e das cidades.

Palavras-chave: lançamento Arquitetura Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design livro