Reaberto, Centro de Psicologia oferece atendimento on-line

Agendamentos podem ser feitos por e-mail ou pela secretaria virtual

Publicado em 04/11/2020 às 13:07 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

O Centro de Psicologia (Cenps), do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (IP/UFU) – antiga Clínica Psicológica –, retomou sua agenda de atendimentos psicoterápicos, na modalidade a distância, após adequação estrutural para atendimento on-line. Segundo o professor do IP e coordenador do centro, Ricardo Wagner Machado da Silveira, desde o início da pandemia, a UFU tem realizado ações para adequar os atendimentos à situação de isolamento social, como a criação do programa "Proteger-se", para atendimento da comunidade interna à instituição. Com a adequação da estrutura, o centro passa a atender, também, à comunidade externa à universidade. "As pessoas estão isoladas, sofrendo, não tendo a oportunidade de elaborar suas perdas emocionais, financeiras, de convivência. Com certeza, a reabertura do Cenps é mais uma das respostas que a UFU tenta dar, não só para comunidade interna, mas para toda a comunidade em relação ao cuidado em saúde mental que, neste momento, requer atenção especial", diz o coordenador.

Atendimento online

Há pacientes, segundo Silveira, que preferem a psicoterapia on-line à psicoterapia presencial. “A psicoterapia on-line existe há muito tempo e agora ela está sendo muito mais solicitada. Tem uma série de cuidados e adequações que são necessários, mas sua eficácia é indiscutível. E o momento atual exige a oferta de serviços que possam, na medida do possível, em condições de biossegurança adequadas, responder a essas tantas demandas que estão surgindo por conta do sofrimento das pessoas, em função do isolamento social e das outras decorrências da Covid-19, como as do adoecimento, das perdas e do estresse, que estão sendo cada vez mais graves e de difícil manejo”, alerta.

Centro de Psicologia

Fundado em 1980, o Centro de Psicologia (Cenps), órgão complementar da Universidade Federal de Uberlândia, vinculado ao Instituto de Psicologia, tem como meta principal ser um campo de práticas profissionais dos alunos do instituto nas áreas clínica, social, escolar e educacional e organizacional e do trabalho, além de oferecer serviços para a comunidade. O Cenps é referência para a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e é um dos serviços do Hospital de Clínicas (HC), da UFU, conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Serviços

No Cenps da UFU são oferecidos serviços de atendimento individual e em grupos a crianças, adolescentes, adultos e idosos.

As abordagens terapêuticas praticadas no serviço são:

• Terapia Cognitivo-comportamental

• Psicanálise

• Psicodrama

• Histórico-cultural

• Neuropsicologia Clínica

• Gestalt-terapia

Agendamento

Reaberto em 5 de outubro de 2020, o Cenps funciona com atendimentos on-line, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Para solicitar agendamento, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail recepcaoclips@ipsi.ufu.br, ou pela secretaria virtual do Centro de Psicologia, no link  https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/cenps_recepcao.

Os atendimentos são gratuitos a toda a comunidade local e acontecem de acordo com a lista de inscritos e com o número de vagas disponíveis.

Centro de Psicologia (Cenps), do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (IPUFU) funciona no Bloco UMU2C, Campus Umuarama. (Foto: Divulgação)

Palavras-chave: Cenps Atendimento Psicológico saúde mental COVID-19 instituto de psicologia HCU SUS UFU