Inscrições abertas para cadastramento de projetos sobre Cultura e Arte Negras

Propostas, cadastradas até 23/04, irão compor o Banco de Projetos Culturais do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché

Publicado em 23/03/2021 às 16:17 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Qualquer pessoa pode se inscrever desde que resida em Uberlândia e região (Arte: Divulgação)

Atividades culturais e ações artísticas para promoção, fortalecimento e difusão da Cultura Negra são constantemente realizadas no Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, por meio da Diretoria de Cultura (Dicult) e através do vínculo com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU). Até o dia 23/04 estarão abertas as inscrições para novos projetos que contribuam com o processo de conscientização da responsabilidade social, do respeito às diferenças étnico-raciais e promovam a cultura e história afro-brasileira.

A chamada trata-se de um cadastramento de iniciativas para o Banco de Projetos Culturais, que poderão ser convocadas de acordo com a demanda da programação anual do espaço. Palestras, exposições, mesas, apresentações musicais ou teatrais são exemplos de possíveis propostas, que podem ser inscritas por qualquer pessoa residente em Uberlândia e região. Antes do ato da inscrição, recomenda-se a leitura do Regimento e da Portaria do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché.

Criado em 2002, o espaço homenageia em seu nome a ativista Maria da Graça Oliveira que, em 1988, criou o Bloco Aché – grupo carnavalesco em comemoração ao centenário da Abolição da Escravatura (Foto: Milton Santos)

Felipe Sant’Anna, que faz parte da equipe do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, afirma que as propostas precisam ser descritas de forma objetiva e em caso de convocação será solicitado mais informações para entender o projeto em sua totalidade. “A forma com que o projeto é escrito pode auxiliar no entendimento da proposta. Deste modo, projetos que sejam de fácil entendimento e que necessitem de estrutura de fácil disponibilidade terão preferência na seleção”, explica.

Neste momento de isolamento social por conta da pandemia de coronavírus, terão prioridade os projetos que possam ser apresentados de forma remota. Sant’Anna comenta que a quantidade de ações realizadas está sendo menor e que o intuito com o Banco de Projetos Culturais é ampliar as ações que sejam pensadas de maneira remota. “O formato das ações mudou, mas a essência e os objetivos se mantiveram os mesmos. De maneira virtual temos a possibilidade de ampliar o nosso público alcançando pessoas que não conheciam ou não frequentavam o espaço físico”, analisa.

As pessoas interessadas podem realizar a inscrição clicando AQUI. É necessário o envio de Currículo, Portfólio e Clipping em arquivos PDF de até 10mb. Para os projetos selecionados serão necessários a entrega de outros documentos para o estabelecimento de parceria ou contratação. É possível entrar em contato com o Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché pelo e-mail: gracadoache@proex.ufu.br ou pelo Instagram.

Palavras-chave: Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché Cultura e Arte Negras Cultura e história afro-brasileira Banco de Projetos Culturais