#UFUemCasa

Agita UFU 2021 acontece nas redes sociais da universidade

Atividades serão transmitidas ao vivo durante todo o mês de maio

Publicado em 25/04/2021 às 22:54 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Estava com saudades do "Agita UFU"?

Neste ano, com a suspensão das atividades presenciais nos campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), devido à pandemia da Covid-19, a programação do evento acontecerá de forma  remota, em ambiente virtual. A transmissão ao vivo será realizada por meio dos canais oficiais da UFU - Instagram e YouTube -, dos dias 05 a 26 de maio, às quartas-feiras, das 18h às 19h. A programação tem o objetivo de promover ações voltadas para a qualidade de vida e as saúdes mental e física da comunidade acadêmica, por meio de práticas de atividades e treinos.

O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae/UFU), com coordenação da Divisão de Esporte e Lazer Universitário (Diesu) e destinado a toda comunidade universitária, em especial os estudantes.

Será disponibilizado, durante as aulas, um formulário para emissão de certificados de participação nas ações.

Olimpíadas Universitárias

O "Agita" é também o pontapé inicial das “Olimpíadas UFU 2021”, que neste ano serão, igualmente, no formato virtual e com várias etapas, percorrendo todo o ano letivo. Para tanto, as Associações Atléticas serão bonificadas com uma pontuação mediante a participação nas ações do "Agita". Para participar da atividade e pontuar para a atlética, o estudante deverá postar fotos ou vídeos nos stories do Instagram registrando sua participação, marcar o @ da sua entidade e da Divisão de Esporte e Lazer Universitário. As regras dessas postagens serão repassadas em reunião com as Atléticas e disponibilizadas nos canais de comunicação usualmente utilizados pela  Diesu para interagir com os atletas e as atléticas.

Imagem do 'Agita UFU' de 2019. (Foto: Marco Cavalcanti)

• 05/05/2021 - 18h

Treino Funcional - Sessão de treino com acessórios existentes em casa. Para a realização da prática, serão necessários: balde, cabo de vassoura, bola (pode ser de meia). É preciso se vestir com roupas leves, estar de tênis ou descalço e se hidratar antes e durante a aula.
Professor responsável: Thalisson Glaner Fagundes, graduado em Educação Física pela UFU, preparador atlético de atletas, personal trainer e fundador do Centro de Performance Humana Thalisson Fagundes.

• 12/05/2021 - 18h:

Aula de Pilates do básico ao avançado. A atividade será focada em exercícios para o abdômen, fortalecimento de membros inferiores e uma sequência especial para quem fica sentado o dia todo e sente dores nas costas. Material necessário: toalha ou um tapete de yoga e uma cadeira. Não esqueça de separar um espaço em casa para a prática!
Professora responsável: Jackeline Carvalho Ribeiro, graduada em Educação Física pela UFU, graduanda em Fisioterapia, instrutora de pilates, fundadora do Studio Jack Carvalho.

• 19/05/2021 - 18h:

Aula de Assuntos Vinyāsa Yoga, uma das formas mais populares e modernas de yoga. Materiais para a atividade: toalha de rosto e um tapetinho de yoga. Caso não tenha o tapete, procure fazer a aula em uma superfície lisa, que não escorregue.
Professora responsável: Maria Carolina Siqueira, graduada em Educação Física pela UFU e mestre em Bioquímica pela UFU. Atua como personal trainer, professora de pilates e de yoga.

• 26/05/2021 - 18h

Aula básica de Forró Universitário fazendo uso da metodologia JC. Para a prática, será necessário usar roupas confortáveis e calçado que não saia do pé durante a atividade. O ideal é que você participe junto com um par.
Professores responsáveis: O casal Jô Carísio e Neide Prestes. Jô Carísio é graduado em Educação Física, professor de dança de salão desde e fundador do JC Instituto de Dança. É co-criador do projeto Dançando na UFU em que também atuou como coordenador e professor. Neide Prestes é graduada em Letras, bailarina de dança de salão e professora de dança de salão desde.

Palavras-chave: #UFUcontraoCorona UFUContraOCorona agitaufu agituaufu2021