Ranking Global

UFU está entre as 6,5% melhores universidades do mundo, segundo maior ranking acadêmico mundial

Elaborada pelo Center for World University Rankings, dos Emirados Árabes, edição 2021-22 avaliou 19.788 instituições

Publicado em 05/05/2021 às 09:49 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Na edição 2021-22 do Global 2000 List by the Center for World University Rankings (CWUR), sediado nos Emirados Árabes, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi classificada na posição 1270, dentre as 19.788 instituições avaliadas.

O ranking avalia as instituições de ensino superior de acordo com quatro incicadores: a qualidade da educação, medida pelo número de ex-alunos que ganharam grandes distinções acadêmicas em relação ao tamanho da universidade (25%); empregabilidade de ex-alunos (25%); qualidade do corpo docente (10%) e o desempenho da pesquisa desenvolvida (40%).

A primeira edição do CWUR foi publicada em 2012 com o objetivo de classificar as 100 melhores instituições do mundo e, desde 2019, a lista se expandiu para as 2.000 melhores universidades, dentre as mais de 20.000 existentes, tornando o CWUR o maior ranking acadêmico mundial.

Para avaliar a qualidade da educação, o ranking analisa o número de ex-alunos que obtiveram importantes conquistas acadêmicas em relação ao tamanho da instituição. A qualidade do corpo docente, por sua vez, é mensurada pela quantidade de membros que obtiveram importantes gratificações acadêmicas. O desempenho em pesquisa considera publicações de alta qualidade e influência e citações, de modo que é analisado o número de artigos produzidos, bem como o número de artigos em periódicos de destaque e altamente influentes, e o número de artigos que foram amplamente citados.

O resultado alcançado pela UFU nesta edição foi considerado notável pela administração do ranking. Além da classificação geral, a universidade foi ranqueada regionalmente, ocupando a 54ª posição dentre as instituições da América Latina e do Caribe e o 32º lugar pela classificação nacional.

Palavras-chave: CWUR ranking internacionalização classificação universidades UFU