Skip to:

FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

08/07/2021 - 16:54 - Atualizado em 08/07/2021 - 19:02
Docentes da UFU em Patos de Minas participam de evento sobre inovação
Encontro também reuniu empresas locais e representantes dos poderes públicos Municipal e Estadual
Por: 
Pedro de Paula

Imagem: Divulgação

Na última terça-feira (06/07), o Comitê Gestor do Ecossistemas Locais de Inovação (ELI) de Patos de Minas promoveu um evento que reuniu docentes do Campus Patos de Minas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), startups, Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e representantes do Poder Público, como o superintendente de Inovação Tecnológica do Governo de Minas Gerais, Pedro Emboava, e o assessor especial de Desenvolvimento Econômico de Patos de Minas, Douglas Tavares.

O evento, que objetivava apresentar o ELI e os possíveis impactos da organização na cidade de Patos de Minas, também contou com breves apresentações de startups locais, a exemplo de Obers, Inglês para Desesperados e NerdProject. De maneira geral, o Ecossistemas Local de Inovação é aquilo que reúne, estimula e gera integração entre empresas, proporcionando e articulando o viés da inovação a fim de promover o desenvolvimento social e econômico.

A apresentação da UFU ficou por conta do assessor da Reitoria no Campus Patos de Minas, professor Matheus de Souza Gomes. Ele colocou em pauta informações e iniciativas da instituição, tais como: as parcerias com órgãos públicos e privados firmadas na região, empresas que absorveram os egressos dos cursos de graduação e dos mestrados em Biotecnologia e Engenharia de Alimentos, além de dados sobre projetos de empresas juniores e programas de pesquisa e extensão.

Gomes também destacou o papel da universidade no contexto atual e a sua importância como propulsora de desenvolvimento para o município e todo o seu entorno. “Este tipo de iniciativa é muito importante para a cidade de Patos de Minas. As ações que o ELI, juntamente com membros da UFU, vêm desenvolvendo aqui, provovem um suporte para as startups se desenvolverem impulsionando o desenvolvimento regional”, apontou, acrescentando que o Comitê Gestor do Ecossistemas Locais de Inovação tem participação do professor Daniel Costa Ramos (da Faculdade de Engenharia Elétrica) e que Peterson Gandolfi (da Faculdade de Gestão e Negócios) também é membro do ELI.

Imagem: Divulgação

Concluindo, o assessor enalteceu a necessidade de eventos como o organizado pelo ELI, uma vez que "é a partir desses encontros que surgem novas possibilidades de diálogos; este tipo de evento permite a interlocução e o alinhamento das ações do ELI, tanto com o setor público Estadual quanto com o Municipal”.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2023. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal